A ascensão do Uber, o aplicativo de caronas pagas que cativa usuários em grandes cidades ao redor do mundo, fez muito bem a outra jovem empresa de tecnologia: a Twilio.
Fundada em 2008, em San Francisco, nos Estados Unidos, a startup criou uma ferramenta que permite a programadores integrar mais facilmente a sites ou apps funções de comunicação como mensagens de texto, ligações telefônicas ou interações em vídeo.
Assim, é usando os serviços da Twilio que o Uber, por exemplo, põe em contato motoristas e usuários através de mensagens de texto. Outras empresas de crescimento acelerado que conectam gente a procura de um serviço com quem pode oferecê-lo – como o Airbnb, pelo qual é possível alugar imóveis para temporadas – recorrem ao Twilio, em vez de tentar desenvolver elas mesmas o ferramental complicado necessário para realizar tarefas de comunição.
Em entrevista ao site de negócios Business Insider, o presidente da Twilio Jeff Lawson disse que mais de 700 000 programadores já recorreram aos serviços da empresa.
A Twillio atraiu o interesse dos investidores do Vale do Silício, que nela injetaram 130 milhões de dólares no mês passado. Com isso, o valor estimado da empresa de apenas sete anos de vida já ultrapassou 1 bilhão de dólares.