O TripAdvisor, serviço colaborativo de recomendação turística, divulgou nesta quarta-feira um estudo sobre os hábitos brasileiros no uso de plataformas móveis no planejamento de roteiros. Segundo a pesquisa, realizada com 2.300 pessoas, 42,8% dos usuários do site usam tablets na hora de organizar suas viagens, enquanto 61,6% definem seus roteiros através de um smartphone.
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Entre as práticas mais comuns, mostra o levantamento, estão atividades como compra de passagens, pesquisa de preços de hotéis, consulta a opiniões de outros viajantes e reservas de restaurantes.
Para o britânico Angus Struthers, diretor de comunicação global do TripAdvisor, o crescimento no acesso de brasileiros ao site mostra como ferramentas colaborativas têm ganhado a confiança da população local. “Temos cerca de 900.000 usuários brasileiros por mês visitando nosso site e uma média de crescimento de audiência de 90% ao ano na região”, diz o executivo, que trabalha no escritório da empresa em Londres.
Do total de voluntários entrevistados que disseram utilizar tablets e smartphones na organização de suas viagens, 64% afirmaram possuir pelo menos um aplicativo do gênero instalado em seus dispositivos.
Para atender esse público, a empresa americana, cuja sede fica em Massachusetts, decidiu apostar forte em programas para tablets e smartphones. Os aplicativos da família TripAdvisor, que incluem também as marcas City Guides e SeatGuru, já foram baixados mais de 26 milhões de vezes em todo o mundo. “Nossa audiência via dispositivos móveis já é de 35 milhões de usuários únicos por mês”, ressalta Struthers.
Facebook – O estudo comprovou ainda o desejo dos brasileiros em compartilhar suas experiências, mesmo quando longe de casa. Dos 2.300 entrevistados para a pesquisa, 82,5% disseram usar seus dispositivos móveis durante suas viagens. Publicar fotos e usar a internet estão entre as atividades mais comuns. O site mais acessado durante os passeios, como já era de se imaginar, é o Facebook.
A adesão aos aplicativos turísticos só não é maior no Brasil em razão da falta de infraestrura. Para 63,7% dos voluntários ouvidos pelo TripAdvisor, as conexões 3G são instáveis. Outro motivo de reclamação para os brasileiros são as altas tarifas de roaming. Segundo 57% dos entrevistados, o valor cobrado pela conexão fora da região de origem é exorbitante.
O estudo realizado pela companhia, que recentemente incluiu o Brasil em seu mapa estratégico, evidencia também a queda de popularidade dos tradicionais mapas e guias impressos. Para mais de 56% dos usuários, os aplicativos mudaram seus hábitos durante as viagens, já que facilitam a localização e a pesquisa de pontos turísticos para visitar. “Os mapas e guias continuam ajudando os turistas a organizar suas viagens, mas essas soluções não conseguem reunir a mesma quantidade de informação de um site especializado. No nosso caso, por exemplo, recebemos mais de 60 reviews de usuários por minuto”, diz Struthers.