Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Startup italiana arrecada dinheiro para criar rival do Google Glass

GlassUp deve funcionar como segunda tela para dispositivos móveis

A startup italiana GlassUp iniciou nesta quarta-feira o processo de arrecadação de fundos para o desenvolvimento de seu projeto de óculos inteligentes, também chamado GlassUp. De acordo com a página da companhia no Indiegogo, site de financiamento coletivo similar ao Kickstarter, o produto será capaz de enviar mensagens, acessar redes sociais, capturar imagens e receber chamadas de um smartphone através da tecnologia sem fio Bluetooth.

Leia também

Confira o Hangout sobre o Google Glass com Walter Longo

Google Glass será lançado em 2014

Três paródias sobre o uso cotidiano do Google Glass

Google Glass pode ser controlado por gestos e piscadelas

“Boa parte dos recursos que listamos veio de sugestões de pessoas que estão acompanhando o desenvolvimento do produto”, afirmou a empresa em comunicado oficial. “O GlassUp será, basicamente, uma segunda tela para dispositivos consagrados, como tablets e smartphones. Você não precisará mais tirar o seu telefone do bolso toda vez que receber uma nova mensagem.”

O produto já chamou a atenção do departamento jurídico do Google, que enviou uma notificação pedindo a mudança de nome do dispositivo. O gigante das buscas alega que os consumidores podem confundi-lo com seu próprio projeto de óculos inteligentes, o Google Glass. Em e-mail enviado ao site americano Cnet, um porta-voz da startup disse que uma companhia não pode se apoderar de uma palavra comum.

“Todos nós sabemos que a realidade aumenta faz parte do futuro. Nós teremos essa tecnologia em óculos, jaquetas e chapéus”, disse o representante. “Você não pode simplesmente ser o proprietário dessas palavras.”

O período de arrecadação de fundos para o GlassUp é de um mês, com uma meta de 150.000 dólares. Ainda não há previsão de quando ele chegará ao mercado, mas seu preço ficará em torno de 400 dólares. Confira a seguir o vídeo de apresentação do produto.

Imagens da lista: Catwig.com