Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Smartphones substituem câmeras no dia a dia

Um quarto das fotos e vídeos é registrado através de um celular no país

Mais de um quarto das fotos e vídeos produzidos nos Estados Unidos é capturado por um smartphone, aponta pesquisa conduzida pela NPD Group. A conclusão do estudo, que contou com a participação de 3.300 voluntários, vai ao encontro de alguns dados de venda, que sugerem que os celulares estão substituindo as câmeras fotográficas e de vídeo nas necessidades casuais do consumidor.

O número de fotos capturadas através de um smartphone passou de 17%, em 2010, para 27%, em 2011, de acordo com a pesquisa. Paralelamente, as vendas de câmeras fotográficas não profissionais caíram 17% em volume e 18% em receita nos primeiros onze meses de 2011. As filmadoras de bolso também perderam prioridade na lista de gadgets do consumidor. Entre 2010 e 2011, as vendas do aparelho caíram 13% em volume e 10% na receita.

Liz Cutting, diretora executiva da NPD, diz que os smartphones estão substituindo as câmeras tradicionais especialmente em momentos espontâneos. Para o registro de eventos importantes, contudo, os americanos continuam optando pela câmera fotográfica.

De acordo o Flickr, umas das maiores plataformas para o armazenamento de fotos da internet, o número de acessos via celular dobrou no último ano. Em relação aos updates realizados através de um smartphone, a companhia confirma um aumento de oito vezes nos últimos 24 meses.