Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Serviço permite que americanos aluguem os próprios carros

Proprietário pode faturar em média 250 dólares por mês com os aluguéis

Por Da Redação 5 mar 2012, 11h34

A startup de tecnologia RelayRides, que permite que proprietários de veículos aluguem seus carros diretamente a outras pessoas, anunciou nesta segunda-feira a expansão do serviço para todo o território dos Estados Unidos. Inicialmente, a atuação se restringia às cidades de Boston e São Francisco. “Os Estados unidos são um país grande e estou animado ao sair de Boston e São Francisco”, disse o fundador Shelby Clark ao site de tecnologia TechCrunch.

De acordo com a empresa, graças ao serviço, o proprietário de um modelo sedan de porte médio consegue faturar em média 250 dólares (432 reais) por mês com os aluguéis. Para isso, precisa alugar o veículo por 10 horas semanais.

A empresa instala um leitor de cartões em cada carro cadastrado no serviço para controlar as travas das portas. Com isso, o motorista que alugou o veículo é capaz de entrar no carro, apenas no horário contratado, usando um cartão próprio. As chaves ficam no contato.

A companhia também instala um GPS e um aparelho que recebe sinal de celular. Dessa maneira, a RelayRides pode localizar o veículo a todo momento e é capaz de desligá-lo remotamente para prevenir furtos.

A RelayRides arca com o custo de instalação dos equipamentos de controle e segurança, no valor de 500 dólares (865 reais). A companhia anunciou uma parceria com a OnStar, divisão da General Motors, que permitirá o aluguel de carros da GM que já virão de fábrica com aparelhos semelhantes.

Para tranquilizar os proprietários de veículos, a empresa pesquisa dados do locatário, com o objetivo de descobrir se ele se envolveu em acidentes ou se recebeu multas. Além disso, oferece seguro para aqueles que alugam um carro. Os fundos de investimento Google Ventures, August Capital, Shasta Ventures, and e GM Ventures estão entre os investidores da RelayRides.

Continua após a publicidade
Publicidade