RIM lança tablet PlayBook no Brasil
Dispositivo chega ao país com preços que variam entre 1.299 reais e 1.949 reais
A canadense RIM anunciou nesta quarta-feira a chegada de seu tablet, o PlayBook, ao mercado brasileiro. O dispositivo conta com uma tela de 7 polegadas, processador de dois núcleos com 1 GHz e 1 GB de memória RAM. Serão vendidos três modelos – baseados na capacidade de armazenamento de dados: 16 GB, por 1.299 reais, 32 GB, por 1.599 reais, e 64 GB, por 1.949 reais.
A câmera frontal do PlayBook, utilizada para videoconferências, é de 3 megapixels; a traseira, de 5 megapixels – ambas permitem a captura de vídeos e imagens em alta definição. Entre as portas disponíveis no aparelho, estão uma micro-USB, para a recarga de bateria e troca de arquivos, e uma micro-HDMI, para a reprodução de conteúdo em TVs de LCD.
De acordo com a companhia, o tablet – que pesa cerca de 430 gramas – será vendido a partir desta quarta-feira por grandes lojas do varejo no país, como Americanas, Fnac, Livraria Saraiva, Submarino e Shoptime.
A companhia anunciou também o lançamento de 10 aplicativos em português, divididos entre ferramentas de produtividade, serviços bancários e agregadores de notícias, que passam a fazer parte do catálogo da loja virtual BlackBerry App, que conta com mais de 45.000 programas disponíveis.
Durante seu lançamento oficial, em abril de 2011, o PlayBook impressionou analistas de mercado ao rodar o padrão Flash, da Adobe – algo que o iPad ainda não faz. Mas o que realmente roubou a cena foi a divulgação de que o tablet da RIM necessita de uma conexão com um smartphone BlackBerry para acessar redes 3G ou mesmo usar a popular plataforma de mensagens instantâneas da RIM, o BlackBerry Messenger.