Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Pesquisa aposta redução na venda de PCs em 2012

Analistas afirmam que Windows 8 pode ajudar a reverter a situação

A empresa especializada em pesquisa de mercado prevê uma redução na venda de computadores pessoais pela primeira vez em 11 anos. De acordo com os especialistas da iSuppli, 352,8 milhões de máquinas devem ser enviadas às lojas até o final do ano, ante aos 348,7 milhões de unidades registradas em 2011 – uma queda de 1,2%.

Leia também

Mercado mundial de PCs está estagnado, diz consultoria

Vendas de laptops e PCs devem crescer só 4,4% em 2012

Apesar do levantamento, a empresa acredita que o cenário pode mudar até o final do ano. Tudo depende do desempenho do Windows 8, o novo sistema operacional da Microsoft, com lançamento programado para 26 de outubro, mesmo dia do tablet Surface. “A chegada da plataforma, junto com novos ultrabooks, deve atrair mais consumidores”, apontou a iSuppli em um comunicado oficial.

A chegada de tablets e smartphones avançados está, aos poucos, interferindo na venda de PCs. Segundo analistas de mercado, usuários que só querem navegar e acessar conteúdos pela internet acham que os dispositivos móveis acabam com a necessidade de adquirir dispositivos maiores, como desktops e notebooks.