“As pessoas adoram café, mas odeiam pagar. Por que não melhorar essa experiência?”. Foi com esse argumento que David Marcus, presidente do PayPal, anunciou o recurso check in, que permite aos usuários do aplicativo da companhia pagar suas contas sem precisar sacar o cartão crédito. O programa, que já funciona em países como Austrália, Canadá, Estados Unidos, Hong Kong, Japão e Grã-Bretanha, chega ao país na versão para iOS, mas a empresa garante que os usuários de Android, maior base no país, poderão fazer o download do app nos próximos dias. O primeiro parceiro do PayPal nessa fase piloto é a rede Suplicy Cafés, presente em quatro estados brasileiros: Distrito Federal, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.
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O aplicativo, disponível para smartphones e tablets, é uma grande aposta do PayPal no Brasil. A empresa, entusiasta do modelo de pagamento via celular – mobile payment, em inglês -, quer catequizar os estabelecimentos brasileiros de forma que o método se torna uma opção tão popular como os pagamentos via débito, um hábito conhecido entre os consumidores brasileiros.
Para realizar a transação, o usuário deve dar um check in ao entrar no local onde pretende consumir. Ele, então, escolhe o produto em um cardápio virtual e realiza o pagamento através do cartão de crédito cadastrado no serviço. Para atender às necessidades de determinados restaurantes, a companhia incluiu na interface do aplicativo a opção de gorjeta. O usuário só precisa, dessa forma, escolher a porcentagem que deseja pagar ao local.
Para Mario Mello, vice-presidente do PayPal na América Latina, a iniciativa irá fomentar o relacionamento entre consumidor e dono do estabelecimento. Ao dar check in, o responsável pelo local tem acesso a um histórico do usuário em seu comércio – horário habitual de visita, por exemplo – e pode, inclusive, oferecer cupons de desconto no intuito de fidelizar o consumidor.
Esta será a primeira experiência de check in e pagamento via celular realizada na América Latina. O Brasil não foi escolhido à toa. Existem no país mais de 2,5 milhões de usuários do serviço, atualmente presente na maioria das lojas on-line brasileiras. Segundo Marcus, o Brasil tem registrado o crescimento mais significativo na região. Ele adianta que, embora o recurso de pagamento via celular ainda seja um projeto piloto, muitas empresas já mostraram interesse em adotar a solução. É o caso, por exemplo, dos aplicativos para solicitação de táxi. De acordo com Marcus, a companhia tem planos de expandir o sistema para esse setor, que tem ganhado a adesão dos usuários no país. As conversas devem começar pela 99Taxis, um dos apps mais populares do segmento no Brasil.