Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Oito novidades que fazem a diferença no novo Android

Versão do sistema operacional do Google deve ser liberada em setembro, com design reformulado e integração com carros, TVs e relógios inteligentes

Os fãs do sistema operacional Android, desenvolvido pelo Google, esperavam ansiosos que o gigante das buscas mostrasse a próxima versão do sistema na semana passada, quando a empresa realizou em São Francisco, na Califórnia, sua conferência para desenvolvedores, a Google I/O. Durante o evento, no entanto, tudo que os desenvolvedores puderam ver foi uma prévia de alguns dos novos recursos do sistema; o tão esperado nome, que sempre homenageia doces populares nos Estados Unidos, não foi revelado desta vez. A expectativa, contudo, é que ele ganhe o nome “Lollipop” (pirulito, em inglês).

Leia também:

Google lança relógios inteligentes e Android para TVs e carros

iOS 8, Home Kit, app Health e outras novidades da Apple

O Android L, com foi chamado, substituirá a atual versão 4.4, também chamada KitKat. Assim como outros sistemas operacionais maduros, ele traz menos recursos visíveis ao usuário final e mais melhorias no desempenho e estabilidade.

A nova versão terá papel relevante para o futuro do Google: ela marca a entrada do Android nos carros, TVs e relógios inteligentes. Nos próximos anos, o Google quer que o Android se torne o “cérebro” que controla todas as telas que rodeiam as pessoas.

Os primeiros smartphones e tablets com Android L devem ser apresentados em setembro, quando a atualização também estará disponível para quem tem um Nexus ou aparelhos com Android “puro”. Enquanto a versão completa do sistema não é liberada, conheça os principais recursos do Android L já anunciados: