Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

Neymar e Fred são os mais elogiados no Twitter; Felipão, o mais ‘cornetado’

Confira no na ferramenta Corneteiro Digital, de VEJA.com, a opinião de torcedores sobre a seleção brasileira

Por Da Redação 22 jun 2013, 23h39

A terceira vitória da seleção brasileira na Copa das Confederações, neste sábado, sobre a Itália, provocou reações positivas entre os usuários brasileiros do Twitter. Os jogadores que receberam melhor avaliação foram os autores dos gols do duelo, no Estádio Fonte Nova, em Salvador: Dante, Neymar e Fred (duas vezes). É o que revela o Corneteiro Digital, ferramenta digital do site de VEJA – inédita na web brasileira – que exibe, em tempo real, o sentimento dos torcedores durante os jogos da competição. Os dados avaliam tuítes desde o dia 14.

Mais de 60% dos tuítes no microblog atribuídos a Neymar apresentavam mensagens positivas, o que corresponde a mais de 230.000 mensagens. De acordo com as estatísticas do serviço, o mais novo jogador do Barcelona foi também o atleta mais mencionado. Dante, Fred e Paulinho – que não enfrentou a Itália em função em um lesão no tornozelo – obtiveram um dos maiores índices de popularidade na rede: quase 70% dos tuítes exprimiam admiração pelos atletas.

Durante a última hora, no entanto, os tuítes coletados e analisados mostram que o futebol apresentado no segundo tempo não agradou os usuários do microblog. Neymar, Jô – que não entrou no duelo de hoje – e o técnico Felipão foram os mais “cornetados”; Daniel Alves, Marcelo e Dante, os mais elogiados.

O serviço, desenvolvido por uma parceria entre VEJA.com e a empresa argentina de desenvolvimento de software de mídia social Zauber, exibe estatísticas (os jogadores mais citados, por exemplo) e avaliação dos atletas e do treinador – positiva ou negativa – a partir de todos os tuítes públicos dos usuários do microblog em língua portuguesa. Para chegar a esses resultados, as mensagens foram analisadas por um programa “treinado” por jornalistas de VEJA.com.

Corneteiro Digital é um dos serviços exibidos pelo site de VEJA na Copa que exploram o conceito conhecido como “segunda tela”, pelo qual os usuários utilizam a web para interagir, em tempo real, com conteúdos relacionados a atrações exibidas na TV – no caso, os jogos da Copa das Confederações.

Continua após a publicidade

Publicidade