Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Neymar é a Personalidade do Ano da enquete VEJA-Twitter

Craque da seleção recebe 22% dos votos, desbancando 33 figuras públicas que se destacaram em 2013. Confira o resultado completo da votação

Neymar não brilhou apenas nos gramados em 2013. O atacante do Barcelona e camisa 10 da seleção brasileira foi eleito Personalidade do Ano na enquete especial promovida por VEJA.com em parceria com o Twitter e a Zauber, empresa argentina de monitoramento de mídia social, que apontou a figura pública que mais se destacou em 2013 em todo o mundo. Maior candidato brasileiro a craque da Copa do Mundo de 2014, Neymar recebeu mais de 13.000 dos 57.000 votos computados – ou 22% do total. A votação, feita por meio de mensagens no Twitter, teve início no último dia 9 e foi encerrada no primeiro minuto desta quinta-feira. Todos os usuários da rede social puderam participar. Confira o resultado completo da votação.

Logo atrás de Neymar, aparece na lista de personalidades a cantora americana Miley Cyrus (12.666 votos, 21% dos votos), seguida pelo neurocientista brasileiro Miguel Nicolellis (11.872, 19%). O presidente do Superior Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa (8.009, 13%), e o ator Mateus Solano (4.290, 7%), o debochado Félix, da novela global Amor à Vida, completam a lista dos cinco mais votados.

Trinta e quatro personalidades tinham seus nomes na enquete. Elas atuam em áreas tão diversas como esporte e ciência, politica e educação, artes e justiça, e foram indicadas à enquete especial pelos editores de VEJA.com. Foram computadas as mensagens publicadas no Twitter que continham, simultaneamente, o texto #VejaPersonalidade e o nome de um dos candidatos antecedido do símbolo hashtag – por exemplo: #Neymar. Cada tuíte correspondia a um voto.

O ano de Neymar – Em 2013, o atacante de 21 anos nascido em Mogi das Cruzes consolidou-se como principal nome da seleção brasileira durante a conquista da Copa das Confederações, em junho. Na final do torneio, o Brasil bateu a toda-poderosa Espanha, campeã do Mundo e bicampeã da Europa. Destaque da equipe comanda por Luiz Felipe Scolari, Neymar ajudou o time brasileiro a reconquistar a confiança dos torcedores. A seleção chega a 2014 como uma das favoritas ao título da Copa do Mundo que será realizada no Brasil.

A Copa das Confederações foi ainda a primeira competição em que o jogador vestiu a camisa 10, emblemática desde o fim da década de 1950, quando Pelé adotou o número. Em campo, Neymar deu conta do recado, com dribles desconcertantes, passes precisos e gols. Encerrou a disputa arrebatando prêmios: melhor jogador da competição, melhor jogador de quatro partidas e chuteira de bronze – terceiro maior artilheiro do torneio.

O ano também foi marcado pela transferência do atacante para a Espanha. Ele trocou o Santos, que o revelou , pelo poderoso Barcelona. A expectativa era que ele se tornasse uma espécie de garçom, como se diz no jargão dos boleiros, de Lionel Messi, auxiliando a estrela argentina a manter o clube catalão no topo. Neymar foi além: com a ausência de Messi, lesionado, o brasileiro vem assumindo o papel de protagonista. A Personalidade 2013 terá, em 2014, sua grande prova: vencer uma Copa jogando em casa.

Clique na imagem abaixo conferir o resultado final da votação: