Moda entre jogadores, fone de ouvido da Beats é banido dos estádios da Copa
Produto concorre com modelos da Sony, que é patrocinadora oficial do evento, mas não desaparece do pescoço dos jogadores
Os fones de ouvido do Neymar são verdes como a bandeira brasileira. Os de Wayne Rooney, da Inglaterra, são brancos, enquanto os do uruguaio Luis Suárez, azuis. Em comum, eles têm a marca Beats, criada pelo rapper americano Dr. Dre, adquirida pela Apple em maio deste ano. Banido do campo pela Fifa por razões de licenciamento, os fones de ouvido da Beats são os preferidos dos principais jogadores do mundo, o que ajuda a fazer da Copa uma enorme campanha publicitária extraoficial para a companhia.
Leia também:
Fone de ouvido é o novo objeto de desejo
Fone de ouvido é o acessório que faz a cabeça de muita gente
Neymar usava os fones quando saía do ônibus no estádio Castelão, em Fortaleza, para o último treino na terça-feira, véspera do jogo do Brasil contra o México. Suárez tinha os fones em volta do pescoço enquanto brincava com colegas do time uruguaio durante um intervalo de um treino recente. O acordo de licenciamento da Fifa com a concorrente Sony significa que os jogadores devem retirá-los quando estiverem em estádios da Copa do Mundo para partidas oficiais e eventos com a imprensa.
Especialistas de marketing dizem que isso provavelmente apenas amplifica o apelo do produto para o público. “Quando fãs veem os atletas da Copa do Mundo usando Beats durante as folgas, por escolha, isso tem muito mais impacto do que vê-los amarrar os cadarços de suas chuteiras Adidas ou tomando um gole de bebidas patrocinadas”, disse a estrategista Ellen Petry Leanse, uma ex-executiva da Apple e do Google.
Adquirida pela Apple por 3 bilhões de dólares, a Beats Electronics é conhecida por táticas de “marketing de guerrilha” para ultrapassar barreiras de licenciamento. Durante os Jogos Olímpicos de Londres em 2012, por exemplo, a companhia enviou milhares de fones gratuitos para os principais atletas, como o time de basquete dos Estados Unidos e a delegação inglesa.
Neste ano, a empresa lançou um vídeo de cinco minutos que mostra Neymar, Suárez, o alemão Mario Goetze, o holandês Robin van Persie, o mexicano Javier “Chicharito” Hernandez e outros jogadores usando fones da Beats lançado dias antes da Copa do Mundo. As imagens do vídeo, chamado de “O jogo antes do jogo”, foram vistas por 10,6 milhões de pessoas no YouTube.
Neste mês, a Sony enviou para todos os jogadores participantes da Copa do Mundo um conjunto gratuito de seus próprios fones de ouvido que eles podem levar para os jogos. Só que até agora poucos jogadores foram vistos com eles no pescoço.
(Com agência Reuters)