Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

Máquina da Brastemp que prepara bebidas é criação de trainee

Ideia de Cecília Ribeiro, então com 24 anos, recebeu 2 milhões de dólares de investimento inicial e se tornou grande aposta da marca de eletrodomésticos

Por Renata Honorato 8 set 2014, 12h21

Selo PJI 2014
Selo PJI 2014 VEJA

Era uma vez uma jovem de 24 anos recém-formada na faculdade de administração de empresas que queria crescer (e muito) na carreira e ser o motor da inovação em seu trabalho. Essa história é verídica. A protagonista é Cecília Ribeiro. Saída da universidade, ela ingressou como trainee na Whirlpool, grupo do qual faz parte a Brastemp, fabricante de eletrodomésticos. Menos de um ano depois, um produto concebido por ela já havia sido abraçado pela empresa e, há duas semanas, foi apresentado ao mercado: trata-se da B.blend, máquina que usa cápsulas (nos moldes da cafeteira Nespresso) para preparar vários tipos de bebidas. O produto deve chegar às lojas até o fim do ano.

Leia também:

Brastemp vai lançar máquina com cápsulas para preparar vários tipos de bebida

Depois de levantar dados e estudar tendências no Brasil e no exterior, ela pediu apoio à companhia para a realização de um workshop. O objetivo do encontro era discutir novos modelos de negócio, e o apoio veio de uma área dedicada à inovação. Profissionais de várias áreas da companhia se envolveram no projeto.

Divulgação/Brastemp
Divulgação/Brastemp VEJA
Continua após a publicidade

“Nesse workshop, o projeto da B.blend começou a ganhar importância e a conquistar adesão interna”, diz Cecília. Ele foi, então, apresentado nas instâncias globais da Whirlpool e chegou a ser premiado na sede da companhia, nos Estados Unidos. Em 2011, a equipe da trainee começou a buscar parceiros tecnológicos para colocar a ideia de pé e fazer pesquisas junto a consumidores.

Finalmente, Fernando Yunes, diretor de novos negócios da Whirlpool Latin America, apresentou o projeto à presidência da companhia: eram apenas seis páginas de Power Point. Deu certo. “Menos de 15 minutos após o início da apresentação, o presidente nos perguntou quanto precisaríamos para tirar a ideia do papel. Respondemos que seria necessário montar uma equipe e contratar uma consultoria. O valor inicial: 2 milhões de dólares. Saímos da sala com o orçamento aprovado”, lembram Cecília e Yunes. A trainee virou gerente de marketing do produto.

Divulgação/Brastemp
Divulgação/Brastemp VEJA

Cecília e uma equipe de 30 pessoas passaram a trabalhar em tempo integral na ideia – a máquina que faz café, sucos, chás, energéticos etc. O desenvolvimento dos sabores aconteceu na Alemanha, para onde embarcou a ex-trainee. Seu objetivo era acompanhar de perto a produção das cápsulas, itens indispensáveis para o sucesso do projeto. “Foi como se um sonho se tornasse realidade”, diz.

O empenho de Cecília virou exemplo na companhia. “Ela acreditou em sua ideia. Por outro lado, esse caso mostrou a todos que existe espaço no grupo para pessoas criativas”, diz Yunes. O projeto, que extrapolou fronteiras geográficas, rendeu mais de 13 patentes para a empresa, que enxerga na B.blend uma oportunidade de criar uma nova categoria de produto, a exemplo do que a Nestlé fez com a Nespresso. “Nossa vantagem competitiva é sair na frente”, diz Cecília.

Se você também quer fazer a diferença, inscreva-se no Prêmio Jovens Inspiradores 2014. Promovido por VEJA.com em parceria com Companhia de Talentos, Abril Plug and Play e Chivas, o concurso vai identificar e encorajar estudantes ou recém-formados com idades entre 18 e 34 anos com espírito de liderança e comprometimento permanente com a busca da excelência. O objetivo maior é ajudar a preparar líderes capazes de desatar os nós dos setores público e privado que ainda impedem o Brasil de avançar. O concurso vai premiar dez finalistas com iPads e troféus; quatro grandes vencedores ganharão também bolsas de estudo no exterior e um ano de orientação profissional (“mentoring”). Nesta edição, haverá uma categoria adicional voltada a empreendedores com idades entre 25 e 34 anos: um prêmio de 100.000 reais será destinado ao projeto ou empresa do vencedor.

Continua após a publicidade

Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.

Impressa + Digital

Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.

Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.

Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.

a partir de R$ 39,90/mês

Digital

Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.

Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.

Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.

a partir de R$ 19,90/mês