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Kinect e Move avançam com força no território do Wii

Por The New York Times
3 dez 2010, 12h21

Se jogar Mario, Donkey Kong ou Zelda é importante para você e para os seus amigos, o Wii é sua única escolha. Mas há opções inovadoras e interessantes no mercado

A pergunta agora pode ser feita: será que ainda faz sentido comprar um Nintendo Wii? Por quatro anos, nunca houve chance para a pergunta. Nenhum produto foi mais importante que o Wii para recuperar a liderança dos videogames no cenário cultural. Desde sua estreia em 2006, o Wii redesenhou o entretenimento da sala de estar por meio de um jogo simples e intuitivo, acessível a milhões de pessoas que nunca se sentiram confortáveis com um controlador de jogo cheio de botões e comandos.

Por toda sua sofisticação e poder, os consoles concorrentes – o Xbox 360 da Microsoft e o PlayStation 3 da Sony – continuaram no campo dos jogadores sérios. Nenhuma das marcas ofereceu o tipo de controle que poderia atrair uma audiência de massa, e muito especialmente as famílias que querem se divertir juntas em casa. Até agora. A Nintendo deve estar sentindo a pressão, porque a Microsoft e a Sony, que ultrapassam o Nintendo em recursos técnicos, finalmente encontraram uma forma de replicar a engenhosa interface humana e a engenharia do Wii.

Dito de outra forma, por quase quatro anos, o Wii ofereceu uma experiência única de entretenimento em casa. Mas agora, depois do lançamento do sistema Move da Sony para o PS3 e do brilhante Kinect da Microsoft para o Xbox 360, não pode fazer nada melhor. Por um lado, o Move basicamente copia o controle em forma de varinha do Wii, embora seja um pouco mais preciso. Tal como o Wii, você move o controlador do Move para jogar ou evocar alguma ação na tela. A diferença é que os gráficos do Wii, embora atraentes, são de baixa resolução e pobres em detalhes.

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O PS3 é uma central de alta definição. Quando você compara o golfe do Wii com o golfe no PS3 com Move, percebe que realmente não há uma disputa. No Wii, o golfe parece um videogame. No PS3, o golfe se parece com um campo de golfe. Além disso, o PS3 reproduz filmes em blu-ray e pode exibir imagens em 3D, duas coisas que o Wii não pode fazer. E o PS3 tem uma linha repleta de grandes jogos tradicionais, caso você queira usar um controlador tradicional. Assim como o Move, a Sony ganha zero pontos em criatividade, mas a nota máxima em imitação bem-sucedida.

Mario e Donkey Kong – Ainda assim, existem razões legítimas para comprar o Wii. É claro, há o preço. O Wii custa 200 dólares nos Estados Unidos e agora vem com o Wii Sports e o Wii Sports Resort (um segundo controle custa 40 dólares). O PS3 com Move custa o dobro, 400 dólares, e vem com apenas uma compilação de jogos, chamada Sports Champions. Um segundo controle Move custa cerca de 50 dólares. A última versão do PlayStation 3, que não inclui o Move, custa 300 dólares. A outra potencial razão para comprar o Wii são os jogos disponíveis apenas em seus sistema.

Se jogar Mario, Donkey Kong ou Zelda é importante para você e para os seus amigos, o Wii é sua única escolha. Se você quer jogar Disney Epic Mickey, você precisa de um Wii. (Por outro lado, se você quer jogar Gran Turismo 5 ou God of War III, precisa de um PS3.) Então você tem ofertas da Nintendo e Sony oferecendo controles semelhantes ligados a consoles com grandes diferenças técnicas e pouca diferença de preço. Você terá o que merece, mas não a tecnologia que será o hit do ano: o Kinect da Microsoft.

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Se você não ouviu falar dele até agora, o Kinect leva o conceito (e o movimento) do Wii até sua culminação natural, livrar-se completamente do controle. O Wii recuperou os videogames de seu nicho perpétuo ao lançar um controle que era simples de usar. O Kinect está levando o videogame para o futuro ao literalmente ver e ouvir você. Quer destacar um item do menu? Acene com a mão ou apenas diga: Xbox, tocar música, por exemplo. Quer chutar uma bola? Chute. Quer jogar boliche? Balance o corpo como se estivesse num boliche. É isso aí. Como ocorre com qualquer tecnologia pioneira, a pergunta correta é: “Parece bom, mas realmente funciona?” O Kinect realmente funciona.

Ameaça – É óbvio que o Kinect está apenas em sua infância. Há um pequeno (e irresistível) número de jogos Kinect em meio a um mar de jogos tradicionais não-Kinect. Mas o que acontecerá quando os desenvolvedores começarem a incorporar características Kinect, como o reconhecimento de voz, em seus títulos de grande orçamento? Sem o Kinect, a versão mais barata do Xbox 360 custa 200 dólares, o mesmo preço do Wii. Mas sem o Kinect, o Xbox 360 não pode competir com o Wii pelo carinho das mães e das crianças.

Com o Kinect, o Xbox 360 custa 300 dólares, com 4 GB de armazenamento ou 400 dólares com disco rígido de 250 GB, para quem for baixar um monte de filmes ou armazenar muitas músicas. Assim como o PS3, o Xbox 360 pode exibir 3D. Portanto, a verdadeira ameaça para a Nintendo e o Wii não é a Sony, é a Microsoft e o Kinect. O Kinect é mais fácil de usar que o Wii, e traz para todo o seu corpo uma experiência de entretenimento eletrônico de uma forma que nunca existiu antes. Será que ainda faz sentido comprar um Wii? Se o preço for um fator importante ou você quiser os jogos, sim, tudo bem. Mas há opções inovadoras e interessantes nesses dias.

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