Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Kindle vai permitir baixar e-books de bibliotecas nos EUA

Gigante do varejo na internet pretende disponibilizar serviço até o fim do ano

A Amazon anunciou nesta quarta-feira que 11.000 bibliotecas dos Estados Unidos começarão a emprestar livros eletrônicos no formato padrão utilizado pelo leitor de e-books Kindle. De acordo com o comunicado oficial, os usuários também poderão baixar o conteúdo em computadores, smartphones e tablets – desde que esses tenham o aplicativo oficial do Kindle instalado em seus discos rígidos.

O novo serviço, que deve ser lançado até o fim do ano, permite ainda que os usuários façam anotações digitais nas obras. Ao devolver o material, as notas são automaticamente armazenadas no serviço de nuvem da Amazon, de onde podem ser recuperadas quando os e-books forem novamente emprestados ou comprados pelo leitor.

As bibliotecas americanas já oferecem o serviço de aluguel de livros eletrônicos desde 2009 a seus frequentadores. A nova ação da loja virtual deve impulsionar o aluguel das obras enquanto ajuda a melhorar a presença de seus produtos junto aos consumidores nos Estados Unidos.

Por enquanto, a Amazon não divulgou nenhuma intenção de estender o serviço a outros países, incluindo o Brasil – que já faz parte dos planos de expansão da companhia no setor de e-books.