Google vence batalha com Facebook e compra Waze
Programa é um dos aplicativos de trânsito de maior popularidade no mundo
O Google venceu a batalha contra o Facebook e anunciou nesta terça-feira a compra do Waze, um dos aplicativos de trânsito mais populares do mundo. Os valores da negociação não foram divulgados, mas a versão digital do jornal israelense Globes afirma que o negócio chegou a 1,3 bilhão de dólares.
Leia também
Ao comprar Tumblr, Yahoo! mira em um público: jovens
Confira os novos desafios do Facebook
O serviço, criado em 2007 em Israel, era alvo das principais companhias de internet. Em janeiro, a startup confirmou conversas com a Apple para chegar a um acordo. Na ocasião, a companhia de Tim Cook fez uma oferta, no valor de 500.000 dólares, prontamente rejeitada por Noam Bardin, CEO da startup.
Recentemente, o Facebook teria oferecido 1 bilhão de dólares pelo aplicativo. O objetivo da rede era incluir elementos de “viagem social” na plataforma. As primeiras abordagens de Mark Zuckerberg, contudo, foram rejeitadas.
De acordo com informações do blog oficial do Google, a equipe do serviço não será integrada ao seu QG, na Califórnia, permanecendo com o desenvolvimento do produto em Israel. “Estamos entusiasmados com a perspectiva de melhorar o Google Maps com os recursos de atualização de tráfego fornecidos pelo Waze e melhorar o Waze com os recursos de busca do Google”, disse Brian McClendon, vice-presidente de geolocalização.
O aplicativo apresenta características de rede social com GPS, pelo qual motoristas podem compartilhar condições de trânsito. Disponível para smartphones com sistemas operacionais Android (Google), BlackBerry OS (BlackBerry), iOS (Apple), Symbian (Nokia) e Windows Mobile (Microsoft), o serviço triplicou sua base de usuários em 2012, atingindo 45 milhões de cadastrados.