Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Google põe no ar página de localização de desaparecidos em Boston

Serviço pode driblar sobrecarga de redes de telefonia celular e facilitar contato entre moradores e visitantes com familiares

Uma hora depois das explosões ocorridas em Boston nesta segunda-feira, que deixaram ao menos duas vítimas fatais e mais de uma centena de feridos, o Google colocou no ar uma página personalizada para localizar desaparecidos. O sistema deve ajudar a encontrar moradores e também turistas que visitam a cidade para participar da Maratona de Boston e que encontram dificuldades para se comunicar com parentes. É possível informar que alguém está desaparecido e também alimentar o sistema com informações sobre pessoas identificadas.

Leia mais

Bombas deixam ao menos 2 mortos na Maratona de Boston

Após explosões em Boston, polícia de NY reforça segurança

De acordo com as operadoras de telefonia celular americanas, após as explosões, houve um aumento significativo no tráfego das redes da região – o que teria dificultado a realização de chamadas. A sobrecarga do sistema levou muitas pessoas a acreditarem que as linhas haviam sido desabilitadas para evitar a detonação remota de explosivos.

Lançado em 2010, o localizador de pessoas do Google já foi utilizado durante diversas tragédias naturais, como terremotos no Haiti e Chile. Clique no link para acessar a página do serviço: google.org/personfinder/2013-boston-explosions/.