Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Google Earth preocupa chefe de segurança de Israel

Para especialista, ferramentas seriam usadas para planejamento de atentados

O uso crescente de sofisticadas ferramentas eletrônicas na internet e também em dispositivos móveis pode ameaçar a segurança internacional. O alerta foi feito pelo diretor de segurança doméstica de Israel, Yuval Diskin. Entre as ferramentas apontadas pelo especialista está o Google Earth, que permite a visualização de imagens de diversas cidades do mundo.

“A inteligência uma vez disponível apenas a governos de países e potências mundiais agora pode ser obtida por sites da internet como o Google Earth, câmeras web que estão espalhadas pelo mundo e aplicativos para smartphones, como o iPhone”, disse Diskin, durante uma rara aparição em uma conferência em Tel Aviv. “Eles permitem que informações de qualidade sejam acessadas em tempo real.”

O israelense disse temer ainda que grupos de militantes e terroristas estejam utilizando a tecnologia para planejar seus movimentos, e chegou a fazer uma alusão aos dois pacotes-bomba encontrados na última sexta-feira em aviões com destino aos Estados Unidos. Segundo ele, os recursos eletrônicos podem servir de base para a exploração de informações sobre a aviação internacional, por exemplo.

(Com informações da agência Reuters)