Google compra serviço de streaming que sugere músicas de acordo com o humor dos usuários
Valor da negociação não foi divulgado. Objetivo do buscador é concorrer com Apple e Amazon, que buscam espaço no setor de música digital
O Google anunciou nesta terça-feira a compra do Songza, um serviço de streaming de música que sugere playlists de acordo com o humor ou com a atividade do usuário. A estratégia é concorrer com Amazon e Apple, que também buscam maior relevância no setor de música digital.
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Com a compra do Songza, o Google acredita que pode melhorar a experiência de consumir música no serviço Google Play Music e também no YouTube. Os detalhes da negociação não foram divulgados nem pelo Google e nem pela plataforma de streaming.
O Songza, que pode ser acessado gratuitamente com publicidade, funciona a partir de perguntas feitas aos usuários sobre seu humor e atividades. Com base nas respostas, a plataforma sugere uma playlist, cuja curadoria é feita por funcionários do serviço.
No ano passado, o Google chegou a lançar nos Estados Unidos o Google Play Music All Access, um serviço de assinatura de streaming de música no valor de 10 dólares mensais. A oferta, contudo, não conseguiu superar o Spotify, líder no segmento – presente também no Brasil.
A Apple deu um grande passo, em maio, na corrida pelo mercado de streaming de música ao comprar a Beats Electronics por 3 bilhões de dólares. Além dos fones assinados pelo produtor Dr. Dre, a companhia oferece nos EUA um serviço concorrente do Spotify.
Já a Amazon, em junho, lançou o Amazon Prime Music. O catálogo de músicas não é tão expressivo quanto o dos rivais e faz parte do Amazon Prime, disponível anualmente por 99 dólares. Além das canções, o pacote oferece streaming de vídeos e empréstimo de livros para Kindle, o leitor digital da Amazon.