Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Google, Amazon, Twitter e LinkedIn integram curso para jornalistas

Companhias digitais estão cada vez mais próximas da produção de conteúdo

Por Da Redação Atualizado em 27 mar 2019, 15h38 - Publicado em 26 mar 2019, 17h43

É rara uma discussão sobre transformações do jornalismo hoje que não faça escala no Vale do Silício. São, afinal, muitas as questões. Qual é o papel dos gigantes da tecnologia na disseminação e no combate das notícias falsas? Que impacto essas empresas têm na estratégia dos veículos – são competidores pela publicidade, atenção e audiência, ou aliados fundamentais na distribuição de conteúdo?

Não há uma só resposta, claro, mas os protagonistas do setor têm buscado uma evidente aproximação com produtores de conteúdo. Nas eleições do ano passado, por exemplo, Google e Facebook se uniram a mais de vinte veículos – VEJA entre eles – em um pool para desvendar boatos a respeito da corrida presidencial, liderado pelo grupo First Draft, da Universidade Harvard. Nos Estados Unidos e no Canadá, a Apple acaba de se aliar a publicações célebres, da revista Vogue ao jornal The Wall Street Journal, para oferecer a leitura digital de suas páginas mediante um pagamento mensal.

Entre 21 de julho e 1º de agosto, Google News Lab, Twitter, AmazonKindle e LinkedIn serão parceiros da Jornada Galápagos de Jornalismo, um curso gratuito para universitários ou graduados em qualquer área promovido pela Galápagos Newsmaking, empresa de mídia recém-criada. Serão escolhidos duzentos participantes. Trinta farão, presencialmente, uma maratona de oitenta horas durante uma semana em São Paulo (com passagem e hospedagem pagas para quem vem de fora) nas sedes locais desses parceiros, e os outros poderão assistir às aulas e às palestras à distância, por meio de uma plataforma on-line. No programa estão lições sobre fundamentos básicos da profissão, como apuração e ética, mas também aflições atuais – como, é claro, as fake news. As inscrições estarão abertas até 30 de abril (aqui).

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.