Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Gigante Alibaba investe US$ 1,2 bilhão no “Youtube chinês”

Às vésperas do IPO, empresa tenta expandir negócios

O Alibaba, líder do comércio on-line chinês, anunciou, juntamente com um fundo de investimento, a compra de parte da Youku Tudou, primeira plataforma de vídeo da internet chinesa, em uma operação de 1,22 bilhão de dólares, segundo um comunicado conjunto publicado nesta segunda-feira. A operação ocorre em meio à preparação do gigante do comércio eletrônico para a abertura de capital na Bolsa de Nova York prevista para este ano e já comparada à do Facebook, em 2012.

Leia também:

IPO do gigante de e-commerce chinês Alibaba pode ser maior da história

Com a operação anunciada nesta segunda-feira, o Alibaba passará a controlar 16,5% da Youku Tudou, empresa chinesa listada em Wall Street. O fundo de investimento Yunfeng Capital – cofundado por Jack Ma, criador do Alibaba – ficará com 2% da plataforma de vídeo.

Jack Ma, que saiu no ano passado da direção operacional da Alibaba para se concentrar no posto estratégico de presidente, estimou que este investimento permitirá ao gigante do comércio eletrônico desenvolver sua oferta de programas de entretenimento e de conteúdos na internet. “É uma iniciativa estratégica importante para expandir ainda mais o modelo econômico do Alibaba e fornecer novos produtos e serviços aos seus usuários”, declarou em comunicado.

O empresário também havia anunciado no início de abril que se preparava, por meio de suas empresas, para investir 531 milhões de dólares no Hundsun Technologies, um fabricante de programas destinados ao mundo das finanças. Em março, o Alibaba entrou no universo do entretenimento ao tomar o controle do grupo de meios de comunicação ChinaVision Media Groupe, que têm ações na bolsa de Hong Kong.

(Com agência France-Presse)