Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Geek é eleita a palavra do ano pelo dicionário ‘Collins’

Termo ganhou novo significado e passou a significar "pessoa com muito conhecimento em um assunto" em vez de "pessoa chata, que gosta de computadores"

Por Da Redação 16 dez 2013, 15h22

Geek foi escolhida pelo dicionário Collins como a palavra do ano. O termo também ganhou um novo significado: pessoa com muito conhecimento em um determinado assunto. Até então, bem como em outros dicionários da língua inglesa, a palavra geek era usada como insulto, normalmente direcionado para pessoas consideradas chatas e viciadas em computador.

Leia também:

“Selfie” é nova maneira de expressão. E autopromoção

“O ‘selfie’ é um idioma universal”, diz criador do Selfie.im

Segundo o Collins, geek foi eleita a palavra do ano por passar de um insulto para um elogio. A mudança no significado no dicionário ocorreu em setembro, mas a escolha do termo como palavra do ano aconteceu nesta segunda-feira. As variações geekery (especialista em um ou mais assuntos), geek chic (estilo inspirado no forma como se vestem os geeks) e geekdom (coletivo de geeks) também foram incluídas na publicação.

Ian Brookes, consultor do dicionário Collins e especialista em lexicografia há mais de 20 anos, admite que geek não ganhou relevância neste ano, mas que a escolha da palavra ocorreu para celebrar essa mudança de significado. Ainda de acordo com Brookes, twerk, um estilo de dança, seria a escolha mais óbvia se o parâmetro usado fosse popularidade.

Segundo o especialista, geek é um exemplo de termo capaz de mudar de significado ao longo dos anos e, dessa forma, ganhar mais longevidade. Em entrevista ao jornal The Guardian, Brooks diz: “O mesmo aconteceu com outras palavras, como cloud, tweet e tablet.”

Continua após a publicidade
Publicidade