Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Facebook: novo Feed de notícias é inspirado no celular

Diretora de design da rede afirma que dispositivos móveis serviram de inspiração para novo modelo, que vai chegar aos poucos ao perfil dos usuários

Nesta quinta-feira, o Facebook anunciou mais uma grande atualização em seu serviço – a segunda em menos de três meses. Em evento realizado na Califórnia, o CEO Mark Zuckerberg, com apoio de sua equipe de executivos, apresentou a nova versão do feed de notícias, área responsável por mostrar ao usuário conteúdos publicados por seus amigos e também páginas das quais o cadastrado é fã. De acordo com Julie Zhuo, diretora de design do Facebook, a novidade é inspirada na tela dos smartphones. É uma informação bastante significativa. Afinal, como já ficou claro, mobilidade é o grande desafio da rede.

“Criamos o design do serviço tendo os dispositivos móveis em mente. A tela pequena limita o espaço para funcionalidades e nos obriga a priorizar o que é realmente indispensável”, afirmou a executiva em entrevista ao site de VEJA. O produto do trabalho será levado para os demais dispositivos, tablets e desktops. “Quando a meta é alcançada, você pode transferir tudo para aparelhos maiores, certo de que está entregando algo útil ao usuário.”

Leia mais:

Facebook apresenta novo feed de notícias

A nova versão do feed de notícias é bem mais leve do que a atual e oferece um controle maior do contéudo exibido. A lateral direita da página ganhou um menu com diversas categorias, como jogos, grupos e músicas. Ao selecionar uma das opções, o usuário tem acesso apenas a postagens relacionadas ao tema escolhido. “Isso torna o feed mais imersivo e ajuda o usuário a manter foco”, aponta Julie.

As imagens e os vídeos ganharam mais destaque. O espaço dedicado à visualização desses conteúdos ficou maior e menos sujeito a interferências de textos. Durante a apresentação desta quinta-feira, Zuckerberg disse que a mudança atende a uma demanda dos usuários, uma vez que a publicação de fotos e vídeos cresceu mais de 50% desde o lançamento do site, em 2004.

As novidades devem chegar lentamente ao perfil dos usuários. A diretora de design da rede afirma que o Facebook vai esperar avaliações dos primeiros usuários a experimentar o recurso antes de franquear acesso a todos. “Inicialmente, vamos habilitar o feed para cerca de 1% dos usuários. Quando tivermos certeza de que está tudo certo, vamos acelerar o processo.”

A atualização nos dispositivos móveis deve demorar ainda mais. Apesar de o desenvolvimento ser baseado nesses aparelhos, algumas barreiras para a produção e distribuição de aplicativos atrasam a adoção do novo modelo.

Leia mais

Adolescentes estão cansados da rede, admite Facebook

Os caminhos para conquistar uma vaga no Facebook

Instagram alcança os 100 milhões de usuários mensais