Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Facebook lança recurso que ‘adivinha’ músicas e filmes

Funcionalidade disponível para dispositivos móveis identifica músicas, filmes e programas de televisão com base em um trecho de som

O Facebook anunciou nesta quarta-feira o Listen, recurso que vai identificar automaticamente músicas, programas de TV e filmes por meio do microfone de um dispositivo móvel. A funcionalidade tem o mesmo princípio do Shazam e do SoundHound, aplicativos que identificam com precisão canção, intéprete e compositor com base em um trecho capturado do rádio.

O Listen estará disponível nas próximas semanas aos usuários da rede social nos Estados Unidos com smartphones e tablets com sistema operacional iOS (Apple) e Android (Google). Não há informações se os brasileiros cadastrados no site terão acesso ao serviço.

Leia também:

O próximo passo das buscas na internet

Os caminhos para conquistar uma vaga no Facebook

Jovens continuam curtindo o Facebook, diz executivo da rede

Seu funcionamento é simples. Ao ativar o sistema, o aplicativo reconhece o som ambiente assim que for ativado o ícone “O que você está fazendo”, presente no espaço destinado à publicação de conteúdos. O objetivo, segundo a companhia, é poupar esforços para o compartilhamento de conteúdo, exibindo automaticamente, por exemplo, qual é a canção ouvida naquele momento. O recurso também identifica quais são os episódios e as temporadas de uma série de TV, por exemplo.

“Percebemos um número crescente de pessoas compartilhando atividades na rede”, explica Aryeh Selekman, gerente de produtos da empresa. “Só em 2013, foram partilhadas mais de 5 bilhões de atualizações de status na rede.”