Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Facebook compra app que monitora movimentos do corpo

Moves é a terceira aquisição relevante da rede social neste ano. Confira outras compras feitas pelo serviço

Um dia após apresentar um resultado trimestral acima do esperado pelo mercado, com receita de 2,5 bilhões de dólares, o Facebook anunciou nesta quinta-feira a compra da empresa finlandesa Protogeo Oy, responsável pelo Moves, aplicativo disponível para iOS (Apple) e Android (Google) que auxilia usuários a monitorar movimentos do corpo. Os valores da negociação não foram revelados.

Leia também:

O novo desafio do Facebook: fazer mais dinheiro em mercados como o Brasil

Os jovens não curtem mais o Facebook

Os caminhos para conquistar uma vaga no Facebook

Jovens continuam curtindo o Facebook, diz executivo da rede

Facebook alcança marca de 76 milhões de usuários no Brasil

Lançado em janeiro de 2013, o app usa sensores do smartphone para controlar movimentos, gravando informações de simples caminhadas até práticas esportivas. O serviço exibe, por exemplo, quantas calorias foram gastas e quantos passos foram dados em um dia.

Com mais de quatro milhões de downloads já realizados, Moves não necessita de acessórios externos para funcionar, como a pulseira inteligente FuelBand, lançada em 2012 pela empresa americana Nike. Em comunicado, a rede social garantiu que manterá o Moves como uma subsidiária independente.

Opinião:

O que o Facebook quer com uma empresa de óculos de realidade virtual?

Trata-se da terceira grande aquisição do Facebook em 2014. Em fevereiro, a companhia de Mark Zuckerberg comprou o serviço de mensagens instantâneas WhatsApp por 19 bilhões de dólares. No mês passado, adquiriu por 2 bilhões de dólares a fabricante de óculos de realidade virtual Oculus VR, acessório com sensor de movimentos e tela LCD de alta definição e em 3D que fornece a sensação de acompanhar um mundo paralelo.