Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Facebook avança outra vez sobre privacidade de usuários

Crescem críticas a ativação automática do sistema de reconhecimento facial

O fato de o Facebook ter ativado automaticamente (sem aviso aos usuários, portanto) o sistema de reconhecimento facial já provoca críticas por parte de usuários e analistas de redes sociais. “Ao agir de forma discreta acerca do recurso, parece que o Facebook novamente está erodindo a privacidade on-line de seus usuários”, afirmou Graham Cluley, consultor sênior de tecnologia na Sophos, empresa especializada em segurança da informação.

O recurso, habilitado na opção de “Sugestões de Marcação”, acelera o processo de reconhecimento de pessoas em fotos publicadas no site. De acordo com o blog da Sophos, diversos usuários da rede estão reclamando devido à falta de informações sobre a habilitação do recurso.

Em comunicado oficial, o Facebook reconhece que errou ao não informar seus usuários com antecedência sobre a ativação do recurso. “Deveríamos ter sido mais claros com as pessoas durante o processo de lançamento desse serviço”, diz a nota.

A companhia acrescentou que as sugestões de reconhecimento facial são feitas somente quando novas fotos são adicionadas ao site. Além disso, os usuários podem desativar o recurso em suas configurações de privacidade.

(Com agência Reuters)