Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

Embrapa: Brasil criou mais de uma startup por dia em 2020

Levantamento mapeou também mais de 1,5 mil empreendimentos focados no setor agropecuário no país

Por Sabrina Brito 31 Maio 2021, 15h08

Durante o primeiro ano da pandemia da Covid-19, mais de uma startup foi criada por dia no Brasil. É o que indica o Radar Agtech Brasil 2020-2021, estudo realizado pela Embrapa em parceria com a SP Ventures e a Homo Ludens Research and Consulting e com apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

De acordo com a pesquisa, o número de empreendimentos ativos no país cresceu 40% no ano passado em relação a 2019. Além disso, o levantamento mapeou 1 574 startups especializadas no setor agropecuário, conhecidas como agtechs.

A maior parte desses empreendimentos atua na área de alimentos, gestão de propriedade rural e plataformas de sistemas e soluções de dados. Quase 50% deles está localizado na região Sudeste, seguido pelo Sul, Centro-Oeste, Nordeste e, por fim, Norte, com apenas 1,65%.

Segundo o presidente da Embrapa, Celso Moretti, a parceria das agtechs com as instituições de pesquisa, universidades e setor produtivo faz com que o Brasil possa “avançar ainda mais nessa interação, contribuindo com mais desenvolvimento, competitividade e maior sustentabilidade para o agro brasileiro.”

Continua após a publicidade

Publicidade