A Microsoft divulgou em seu evento pré-E3, realizado no Galen Center, ginásio da Universidade do Sul da Califórnia, em Los Angeles, que seu novo console, o Xbox One, chega às lojas de 21 países, em novembro. O videogame custará 499 dólares nos Estados Unidos. Ao contrário do anúncio realizado há algumas semanas, quando a companhia mostrou pela primeira vez o Xbox One, a Microsoft focou o evento às vésperas da E3 no que é mais importante para um videogame: seu catálogo de jogos.
Leia também:
Xbox One vs. PS4: quem vence a guerra dos consoles?
Os jogos mais vendidos no Brasil
Os 10 lançamentos mais esperados da E3 2013
A companhia abriu o evento com uma apresentação de Metal Gear 5, produzido pelo veterano Hideo Kojima, e mostrou ao público seus títulos exclusivos. O jogo Ryse – Son of Rome é uma das principais apostas da empresa. O game simula batalhas entre bárbaros e romanos e traz muito dos comandos de God of War, não à toa a franquia de mais sucesso da plataforma PlayStation, concorrente direto do Xbox One.
A lista de títulos exclusivos para o novo console traz ainda Killer Instinct, Sunset Overdrive, Forza Motorsport 5, Minecraft – Xbox One Editon, Quantum Break e D4, que utiliza um efeito gráfico que lembra os recursos do filme O Homem Duplo. Grandes jogos, como Battlefield 4, chegarão à plataforma, não com exclusividade, mas antes do lançamento para os demais consoles.
Leia também no site Kotaku
Brincando de racha em Need for Speed
O lado cinza das novidades da Sony
Pac-Man não convence como herói
Imagens do clima dessa edição da E3
Mario e sua turma juntos no Wii-U
Os jogos da conferência da Microsoft
Trailer de Watch Dogs vaza antes da E3
A Microsoft pretende explorar ao máximo seus recursos multiplataforma. Por meio de uma tecnologia conhecida como SmartGlass, os jogadores poderão disputar uma mesma partida em diferentes dispositivos. Na apresentação, a companhia fez uma demonstração de Killer Instinct. Enquanto uma pessoa jogava o título no console, outra jogava o mesmo game através de um tablet. O vídeo da partida pode ser gravado, editado e compartilhado entre amigos.
Outra novidade da Microsoft para esta oitava geração de consoles é a adoção de moeda local para as transações realizada através da Xbox Live, sua rede on-line. A limitação ao uso do dólar sempre foi um ponto fraco da rede, segundo os jogadores. Ainda segundo a empresa, o novo console receberá os jogos Crimson Dragon, cuja apresentação foi feita no mudo em razão de um problema técnico, Dead Rising 3, com uma trama de zumbis que transcorre na cidade fictícia de Los Perdidos, o independente Below e o próximo Halo, que será lançado para Xbox One em 2014.
Com essa coletiva, a Microsoft corrigiu um dos principais erros de sua primeira apresentação, que não priorizou os jogos. A companhia, no entanto, deixou para trás todos os demais recursos multimídia, que pareceram ser um dos pontos fortes da nova plataforma. O preço é razoável – o console custará menos do que um iPhone 5 ou um Samsung Galaxy – e os jogos da nova geração parecem explorar recursos de comunidade. Restar saber, agora, o que a Sony está preparando para concorrer com o novo rival.