E3 – 2013: como o evento se tornou a maior feira de games do mundo
Festa do mercado de jogos realiza sua 19ª edição na próxima semana em Los Angeles, com cobertura de VEJA.com no local. Confira a evolução do evento
Por Renata Honorato
6 jun 2013, 07h33
Até o surgimento da Electronic Entertainment Expo, popularmente conhecida como E3, todas as novidades do mundo dos games eram anunciadas na Consumer Electronics Show (CES), tradicional feira de tecnologia realizada desde 1967 nos Estados Unidos. Na época, as desenvolvedoras de jogos e fabricantes divulgavam seus produtos na edição de verão do evento, que acontecia em Chicago. Há boatos de que os estandes de games ficavam próximos da seção de pornografia, em andares dedicados à “diversão”.
Em 1995, os games saíram da CES e ganharam um evento próprio. O Senado americano exigiu a criação de uma associação para o monitoramento da violência nos jogos eletrônicos, hoje conhecida como Electronic Software Association (ESA). O órgão anunciou seus planos de organizar uma feira para o setor e imediatamente a SEGA of America ofereceu apoio à iniciativa. Foi assim que surgiu a primeira edição da Electronic Entertainment Expo.
A E3 já nasceu grande. A primeira versão do evento chamou a atenção de mais de 50.000 participantes. Em 2005, a feira recebeu mais de 75.000 pessoas. Em 2007 e 2008, a organização decidiu transformar o encontro em um evento menor, focado apenas na indústria. Jornalistas independentes e blogueiros, os principais formadores de opinião do setor, não puderem participar das duas edições. O resultado foi desastroso tanto para a organização – entre 5.000 e 10.000 pessoas participaram do evento nos dois últimos anos – quanto para o mercado.
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Depois de avaliar a repercussão negativa das últimas edições da feira, a organização decidiu voltar às origens e preparou uma grandiosa E3. A feira contou com o apoio da Microsoft, que anunciou durante a edição de 2009 o aguardado Project Natal, codinome do sensor de movimento Kinect.
Desde então, a feira segue o padrão de 1995. Extraordinariamente, a Nintendo não organizará sua tradicional coletiva de imprensa na E3 2013. Ao invés disso, a companhia japonesa mostrará suas novidades em seu estande no Los Angeles Convention Center, onde acontece a feira. O brilho, contudo, não será ofuscado. De forma coordenada, Sony e Microsoft, que já anunciaram o PS4 e Xbox One, respectivamente, deixaram para a E3 os testes dos novos sistemas, verdadeiro termômetro do que será a batalha dos consoles nos próximos anos.
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