Faltando menos de uma semana para as eleições americanas de meio de mandato, o Facebook divulgou uma série de infográficos que pretende revelar um pouco das preferências culturais de democratas e republicanos. Os democratas preferem, em música, Beatles, Lady Gaga, Bob Marley e Michael Jackson; na literatura, Mark Twain (autor de As Aventuras de Huckleberry Finn); o local: Empire State, em Nova York. Os republicanos, na mesma ordem, ficam com George Strait, Mirand Lambert e Jason Aldean (todos representantes da country music); C.S.Lewis (As Crônicas de Nárnia); e Graceland, a casa-museu de Elvis Presley, no Tennesse – Elvis, aliás, é tão querido por um lado quanto por outro.
Para o levantamento, a rede social analisou uma montanha de dados. Primeiro, identificou perfis (eles não são exibidos no relatório final) de usuários que curtiram a página de democratas ou republicamos que concorrem a vagas de governador, senador ou deputado federal. Em seguida, cruzou essa informação com outros “likes” que esses mesmo usuários distribuíram na rede em páginas de músicas/bandas, pontos turísticos, autores, livros e programas de TV.
O passo seguinte foi identificar aquelas páginas curtidas de forma acentuada entre simpatizantes de um partido, mas não de outro. Por exemplo: as páginas oficiais de Bob Marley e Michael Jackson são de longe mais curtidas por democratas do que por republicanos.
O resultado aparece na lista abaixo. Os artistas/obras/locais exibidos mais à esquerda são mais populares entre democratas; no outro extremo, estão os preferidos do republicanos. Ao centro, aqueles cujo interesse é igualmente compartilhado pelos dois grupos. Quanto maior o texto exibindo o nome do artista/obra/local, mais popular ele é. Não há informações sobre o número de usuários envolvidos no levantamento.
O levantamento, é claro, parte de uma inferência: a de que uma pessoa que curtiu uma página de um partido ou de outro de fato é um simpatizante daquela legenda. Vale, portanto, a ressalva de que muita gente acompanha a atividade de candidatos adversários como forma de conhecer melhor os passos do “inimigo”, além de curiosos e indecisos, que usam a página para se informar.