Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

De Volta para o Futuro: as engenhocas do filme que viraram realidade

O longa encantou espectadores com roupas inteligentes, óculos de realidade virtual e skates flutuantes. Exatos 30 anos depois, muitos objetos que eram só ficção já fazem parte da realidade

O primeiro filme de De Volta para o Futuro estreou há 30 anos e foi sucesso absoluto, arrecadando mais de 380 milhões de dólares em todo o mundo. Um dos destaques do longa eram os objetos tecnológios fictícios na época, mas que hoje já são testados em laboratório ou até fazem parte do cotidiano das pessoas.

LEIA TAMBÉM

​Pesquisa confirma: brasileiros começam a trocar a televisão por dispositivos móveis

Os gadgets inteligentes não tão inteligentes assim

Um exemplo é o emblemático skate voador usado pelo protagonista Marty McFly, interpretado por Michael J. Fox. Na semana passada, a Lexus, empresa automotiva, divulgou um vídeo mostrando um produto bem parecido ao da ficção, fabricado por eles. O skate levita a centímetros do chão e usa a mesma tecnologia empregada pelos japoneses nos trens de alta velocidade. A previsão é que os testes comecem neste inverno, em Barcelona.

Reunimos outros objetos que também pareciam impossíveis em 1985, mas que hoje deixaram de ser futuristas para se tornar realidade.

(Da redação)