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Criadora de Fortnite lucrou US$ 3 bilhões em 2018, diz site

Da final da Copa do Mundo à ex-primeira dama dos Estados Unidos Michelle Obama foi difícil passar ileso pelo jogo da Epic Games no ano passado

Por Estadão Conteúdo
3 jan 2019, 15h29

Da final da Copa do Mundo à ex-primeira dama dos Estados Unidos Michelle Obama foi difícil passar ileso por Fortnite em 2018 – o game online da Epic Games, no qual cem jogadores entram numa ilha e apenas um deve sair vivo. O sucesso foi tamanho que a Epic Games teve lucro de US$ 3 bilhões ao longo do último ano – as informações são do site americano TechCrunch, citando fontes próximas ao assunto.

Com cerca de 125 milhões de jogadores em todo o mundo, Fortnite fez a Epic Games se tornar uma das principais empresas de games americanas. Em setembro, a empresa foi avaliada em US$ 15 bilhões após uma rodada de investimento liderada pelos fundos KKR, Kleiner Perkins e Lightspeed, impulsionada pelo sucesso de Fortnite.

Gratuito, o game está disponível em diversas plataformas, seja no PlayStation, no Xbox, no Nintendo Switch ou até mesmo em celulares Android e iPhones. Para faturar, a Epic vende itens para os jogadores personalizarem suas partidas dentro do game – como roupas, armas ou danças de comemoração especiais para seus personagens.

Além de fazer a empresa ganhar dinheiro, as danças de comemoração também transformaram o game num ícone pop: na final da Copa, o atacante francês Antoine Griezmann fez uma das danças do jogo ao marcar um dos gols da vitória contra a Croácia. Há algumas semanas, a ex-primeira dama Michelle Obama também seguiu a moda. Nomes como o rapper Drake ou o jogador profissional (pro player) Ninja também já se juntaram ao sucesso da empresa.

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Antes do lançamento de Fortnite, a Epic Games era mais conhecida no mundo dos games como dona do motor gráfico Unreal Engine, utilizado por desenvolvedores independentes para criar seus próprios jogos. Essa proximidade dos produtores de jogos permitiu à empresa, em novembro, lançar uma loja online de games.

Chamada de Epic Games Store, ela oferece aos produtores 88% das receitas com jogos – contra 70% oferecido pela Steam, líder no segmento hoje. Para atrair os consumidores, além de vantagens em Fortnite, a empresa também prometeu que dará um jogo gratuito aos usuários da Epic Games Store a cada duas semanas. Para analistas de mercado, é uma estratégia que pode ajudar a empresa a seguir em frente mesmo depois que a febre de Fortnite baixar – se isso acontecer um dia.

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