Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Criador do BlackBerry apresenta seu tablet

A Research In Motion (RIM), a fabricante canadense do BlackBerry, lançou seu tablet PC na segunda-feira, numa conferência de desenvolvedores em São Francisco. Em um retorno às raízes, porém, a companhia afirmou que o novo dispositivo será destinado principalmente ao mercado corporativo. Depois de popularizar o e-mail sem fio, a RIM cedeu muito de sua […]

Por The New York Times
28 set 2010, 11h46
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A Research In Motion (RIM), a fabricante canadense do BlackBerry, lançou seu tablet PC na segunda-feira, numa conferência de desenvolvedores em São Francisco. Em um retorno às raízes, porém, a companhia afirmou que o novo dispositivo será destinado principalmente ao mercado corporativo. Depois de popularizar o e-mail sem fio, a RIM cedeu muito de sua liderança no mercado de smartphones à Apple e a telefones baseados no sistema operacional Android, do Google.

    Publicidade

    O lançamento de um tablet não vai acabar com a crítica de alguns analistas de que a RIM está tentando jogar no campo da Apple. Na tentativa de diferenciar o PlayBook do iPad, Michael Lazaridis, co-diretor-executivo da RIM, disse que o novo tablet contém diversas características solicitadas por departamentos de tecnologia de informação de empresas.

    Publicidade

    Em discurso aos participantes da conferência, Lazaridis chamou o PlayBook de “o primeiro tablet profissional do mundo” e enfatizou repetidamente que ele é totalmente compatível com os servidores especiais que corporações e governos usam para controlar e monitorar trabalhadores com dispositivos BlackBerry.

    Ao mesmo tempo em que a empresa ofereceu alguns detalhes sobre o novo dispositivo, deixou muitas perguntas sem resposta, em especial sobre o preço do tablet. A empresa também foi vaga sobre a data de lançamento, indicando apenas que ele estaria disponível no início do ano que vem.

    Publicidade

    Entre as novas características do PlayBook há a possibilidade de exibir material em monitores de PC e aparelhos de televisão, mas Lazaridis não fez nenhum esforço para usá-los durante sua apresentação. Com animações mostrando características do dispositivo aparecendo sobre sua cabeça numa tela gigante, ele fez pouco mais do que ligar o PlayBook que trazia nas mãos.

    Continua após a publicidade

    “É um produto muito real”, disse Charles Golvin, o principal analista da Forrester Research. “Mas obviamente é muito mais uma obra em progresso.” Talvez respondendo às críticas que o sistema operacional dos telefones da RIM está desatualizado, o PlayBook usará um novo sistema desenvolvido pela QNX Software Systems, uma empresa que a RIM comprou da Harman International no início deste ano.

    Publicidade

    O novo dispositivo também pode exibir páginas da web que usam o software Flash, da Adobe, uma capacidade inexistente no iPad. Para sublinhar esse ponto, Shantanu Narayen, presidente da Adobe, apareceu no palco com Lazaridis. Ainda que os telefones e o tablet da RIM tenham sistemas operacionais incompatíveis, Golvin espera que os desenvolvedores de aplicativos contornarão o problema usando o Flash, assim como protocolos padrão de páginas web.

    A RIM tem ficado bem atrás da Apple em número de aplicativos disponíveis para seus dispositivos portáteis. Mas imediatamente depois do anúncio do PlayBook, a Amazon disse que iria lançar um aplicativo do e-book Kindle para PlayBook. Ao contrário dos iPads mais caros, o PlayBook não poderá se conectar diretamente às redes de celulares. Os usuários poderão, no entanto, se conectar à internet por meio de Bluetooth de seus BlackBerrys ou usando redes wi-fi.

    Publicidade
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 39,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.