Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Copa bate recorde em transmissão de dados

Nos dez primeiros dias da competição, tráfego nos centros de mídia e nos estádios superou Olimpíada de Inverno de Sochi e Copa de 2010

Em dez dias, os dados transmitidos a partir dos centros de mídia dos doze estádios da Copa do Mundo e nas salas de imprensa do mundial superaram todo o volume da competição em 2010. De acordo com a operadora Oi, que administra as redes de internet nesses locais, as transmissões somam 32 terabytes, o equivalente a 9 milhões de fotos em alta resolução – ou 35 milhões em resolução normal.

Como se esperava, a Copa de 2014 é a mais conectada da história. Particularmente para os veículos de imprensa que atuam nas arenas, observa-se o que é chamado de “multiconexão” – quando um único usuário está simultaneamente conectado com computadores, tablets e smartphones. Nos dez primeiros dias, segundo a Oi, 152.000 dispositivos se conectaram à rede wifi disponível para jornais, TVs, sites e outros tipos de mídia.

A Copa caminha para superar também outros grandes eventos esportivos. A Olimpíada de Inverno de Sochi (2014) registrou volume total de dados transmitidos pela imprensa de 34 terabytes em 17 dias. No Superbowl XLVIII (final do campeonato de futebol americano de 2014 nos EUA) foi utilizado 1,9 terabyte de dados.