Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Confira os lançamentos da Apple na WWDC 2012

Em evento realizado em São Franciso, a companhia apresenta novos MacBook Air e Pro e sistemas operacionais móvel e para computadores

Por Da Redação
11 jun 2012, 14h18
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A Apple realizou nesta segunda-feira, em São Francisco, na Califórnia, a edição 2012 da World Wide Developers Conference (WWDC), evento voltado a desenvolvedores. A apresentação, aberta por Tim Cook, CEO da companhia, incluiu a apresentação do novo iOS e dos novos Mac. Confira os principais destaques a seguir.

    Publicidade

    Leia também:

    Publicidade

    Seis novidades que o iPhone 5 deve trazer

    Steve Jobs e a Apple

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Bastidores da WWDC

    14h05 – Tim Cook sobe ao palco do Moscone Center, em São Francisco, e revela dados expressivos relativos à loja de aplicativos da Apple. Existem mais de 400 milhões de contas na App Store e 650.000 aplicativos disponíveis. A empresa já pagou 5 bilhões de dólares a desenvolvedores independentes que criaram e que vendem seus apps ali.

    Publicidade

    14h18 – Cook agradece aos desenvolvedores pela criação de “aplicativos incríveis” e chama ao palco Phil Schiller, executivo de marketing da empresa. Ele é o responsável por revelar a nova linha de notebooks MacBook. “Não é fácil copiá-los”, diz Schiller, numa óbvia referência aos ultrabooks, notebooks levinhos com o sistema Windows.

    14h22 – Como já era esperado, foram lançados os novos MacBook Air de 11 e 13 polegadas, com portas USB 3.0 – versão mais veloz dessa conexão – além de um novo processador, o Ivy Bridge, da nova geração da Intel. Uma decepção: os equipamentos não têm tela retina-display, a mesma usada nos últimos modelos do iPhone e iPad. A tecnologia é uma das mais esperadas pelos fãs da marca. Nos Estados Unidos, o notebook de 13 polegadas será vendido em duas versões, de acordo com o HD: 999 e 1.099 dólares. Já os de 15 polegadas saem por 1.199 e 1.499 dólares.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    14h30 – Schiller, executivo de marketing da Apple, voltou ao palco para apresentar o novo MacBook Pro. “Apresento nossa máquina mais poderosa”, diz. O MacBook Pro tem apenas 1,8 centímetro de espessura, pesa dois quilos, não possui drive de CD/DVD e conta com a tecnologia de tela retina-display. Ele possui também câmera HD. “Nunca houve um dispositivo tão poderoso e tão fino.” O sistema operacional não é o novo Mountain Lion, mas o mesmo já usado nos modelos atuais da linha Mac.

    14h36 – O novo MacBook Pro será vendido em dois modelos, de 13 de 15 polegadas; sua bateria tem autonomia para 7 horas de uso ininterrupto. Há dois ventiladores no notebook para que o potente processador da máquina, o Core i7 Ivy Bridge, não “pegue fogo”. “É o notebook mais leve já produzido”, diz Schiller. A máquina conta ainda com duas entradas para microfones, voltados à “nova geração de aplicativos de voz”. A versão mais barata do notebook será vendida nos Estados Unidos por 1.199 dólares, enquanto a versão mais sofisticada custa 2.199 dólares. No Brasil, a versão completa do dispositivo sai por 9.999 reais.

    Publicidade

    14h53 – Chegou a hora do sistema operacional para Macs. O novo Mountain Lion terá 200 recursos novos. Os aplicativos Reminders (Lembretes) e Messages (Mensagens) ganham integração na nuvem, podendo ser acessados a partir de qualquer outro dispositivo Apple. Notificações de todos os serviços serão centralizadas em apenas uma área. Craig Federighi, vice-presidente da Apple responsável pelo Mac OS X, acrescenta. “Nós temos mais de 65 milhões de usuários Mac.” O Mac OS X vai ganhar também um recurso de ditado semelhante ao que existe no iPhone e no novo iPad: por meio dele, o usuário pode ditar comandos e ações em vez de digitá-las. Por ora, o recurso não funciona em português.

    15h03 – Federighi volta suas atenções agora para o navegador Safari. Ao que parece, vários dos recursos são similares aos disponíveis no Google Chrome, como sincronismo de abas, feito a partir do iCloud. Ao abrir várias abas no iPad, por exemplo, o usuário poderá visualizá-las no próprio navegador do Mac. Um botão com o desenho de uma nuvem aciona esse menu.

    Continua após a publicidade

    15h09 – Disponível para iPad e iPhone, o GameCenter também chega ao OS X Mountain Lion. Usuários poderão jogar uns contra os outros em diferentes dispositivos a partir do AirPlay. Outra novidade: Power Nap. Trata-se de uma ferramenta que atualiza o software enquanto a máquina está no modo “sleep”. Todos esses recursos embutidos no novo Mac OS X saem por 20 dólares.

    15h12 – Enfim, chegou o momento dedicado ao novo sistema operacional para disponíveis móveis. Gráficos mostram alguns números da última versão, o iOS 5: “Até março, cerca de 365 milhões de iPads e iPhones foram vendidos”, mostra o gráfico.

    15h20 – Scott Forstall, vice-presidente responsável pelo novo sistema operacional, sobe ao palco para revelar 200 novidades do iOS 6. O primeiro recurso a ser usado é o Siri, assistente pessoal do iPhone 4S. Forstall indaga o sistema acerca de restaurantes, celebridades, esportes e filmes – como esperado, o assistente responde às questões do executivo.

    15h25 – Pelo menos na versão em inglês, o Siri já pode abrir aplicativos, atendendo ao comando de voz do usuário. A Apple confirma também a parceria com o guia Yelp. Assim, consumidores que fazem uso do iPhone 4S podem pedir sugestões sobre estabelecimentos.

    Continua após a publicidade

    15h27 – Marcas de peso da indústria automobilística como BMW, GM, Mercedes, Land Rover, Jaguar, Audi, Toyota, Chrysler e Honda vão lançar modelos que possibilitarão integração com o Siri. Por comandos de voz, será possível ao motorista gerenciar atividades e comandos do carro.

    15h28 – Siri estará disponível em outros idiomas (além do inglês): espanhol, italiano, francês, alemão, coreano e chinês. O português, mais uma vez, está de fora da lista.

    15h29 – A Apple, finalmente, se rende à rede social Facebook ao criar uma integração com o produto. “Temos trabalhado lado a lado com o Facebook para criar a melhor experiência de rede social em um smartphone”, diz Forstall. Como acontece com o Twitter, o usuário poderá usar o Siri para enviar mensagens para o Facebook.

    15h39 – Outro destaque do iOS 6 é o recurso Passbook, que promete organizar ingressos, cartões de embarque e de fidelidade de lojas em um só espaço no iPhone e iPad.

    Continua após a publicidade

    15h42 – A apresentação chega a outro momento muito aguardado: a apresentação do novo sistema de mapas da Apple, que deverá substuir o Google Maps nos dispositivos da marca. “Nós construímos uma excelente solução de mapas inteiramente nova. Agora, cobrimos o mundo”, avisa Forstall. O app indicará quais rotas têm mais trânsito, com base em um serviço anônimo de recomendações.

    15h56 – Tim Cook volta ao palco para finalizar a apresentação. “Vocês acabaram de acompanhar alguns dos produtos incríveis da empresa. O MacBook Pro reúne performance com design, ainda mais limpo e fino, além de adotar a tecnologia retina-display. É o notebook mais avançado que já construímos. O OS X Mountain Lion também é o melhor até agora”, afirmou o CEO. “O iOS 6 veio com 200 novas ferramentas: é o sistema operacional móvel mais avançado do mundo. Espero que vocês tenham uma fantástica semana e a melhor conferência possível”, disse, despedindo-se dos mais de 5.000 presentes.

    Leia também:

    Publicidade

    Seis novidades que o iPhone 5 deve trazer

    Steve Jobs e a Apple

    Publicidade

    Bastidores da WWDC

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 39,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.