Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Como a Apple quer recuperar a relevância com os novos óculos Vision Pro

Headset de realidade mista promete testar legado inovador da gigante de tecnologia

Por Marília Monitchele Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 7 Maio 2024, 17h35 - Publicado em 2 fev 2024, 09h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Nesta sexta-feira (2), a Apple promete inaugurar uma nova era na interação tecnológica com o aguardado lançamento do headset Vision Pro nos Estados Unidos (ainda sem previsão de chegada ao Brasil), marcando seu maior lançamento desde o Apple Watch, há quase uma década. O dispositivo é o projeto mais audacioso do CEO Tim Cook desde sua ascensão à liderança da empresa, pouco antes da morte de Steve Jobs, e marca a entrada da gigante na chamada “Computação Espacial”.

    O Vision Pro, que se assemelha a um par de óculos sofisticados, funciona como um computador pessoal. Ao vesti-lo, o usuário é saudado com ícones de aplicativos “flutuando” ao redor de seu campo de visão, proporcionando uma experiência única de interação. Com uma tela nítida, o dispositivo permite que se assista a conteúdos diversos, jogue e realize tarefas profissionais. 

    -
    Vision Pro pretende ultrapassar o nicho dos games e se tornar parte do cotidiano – (Apple/Divulgação)

    O preço, porém, é o mais elevado para um aparelho da Apple, US$ 3.500 (aproximadamente R$ 17,4 mil), sete vezes superior ao headset Quest, lançado pela Meta no ano passado. Em contrapartida, o Vision Pro oferece uma experiência que promete transitar entre a realidade virtual, onde o usuário imerge no mundo digital, e a realidade aumentada, que sobrepõe imagens ao ambiente real.

    A novidade despertou interesse. A pré-venda, iniciada em 19 de janeiro, esgotou os itens em apenas 18 minutos, com aproximadamente 200 mil encomendas antecipadas. Com a estimativa de envio de cerca de 400.000 headsets no primeiro ano, a receita projetada, no entanto, ainda seria modesta, US$ 1,4 bilhão, em comparação com os impressionantes US$ 200 bilhões em vendas do iPhone no ano passado.

    Continua após a publicidade

    Tim Cook expressou otimismo com a criação, afirmando que o Vision Pro é o “dispositivo eletrônico de consumo mais avançado já criado” e que sua interface de usuário revolucionária redefinirá a forma como nos conectamos. A reação menos entusiasmada dos desenvolvedores, porém, também é evidente, resultando em apenas duzentos aplicativos otimizados para o aparelho até o momento, uma fração pequena quando comparada ao 1,8 milhão disponível na App Store.

    Embora a Apple tenha investido consideravelmente no desenvolvimento de aplicativos, alguns provedores de conteúdo notáveis, como Netflix, YouTube e Spotify, resistiram, limitando o acesso por meio do navegador. A reação pouco efusiva não impede o funcionamento do novo dispositivo, já que ele é compatível com qualquer aplicativo iOS e iPadOS, mas mostra que poucas empresas realmente se movimentaram para desenvolver uma versão específica para o equipamento. 

    A gigante da tecnologia parece mirar além do entretenimento, buscando posicionar o Vision Pro como uma ferramenta essencial para o cotidiano das pessoas. Com especificações avançadas e a capacidade de integrar o mundo virtual e o real, o Vision Pro representa uma aposta ousada de Tim Cook, que tem o desafio de criar um produto inovador com apelo de massa, resgatando o legado da Apple. A tentativa é válida, assim como a aposta de que a chamada “computação espacial” transformará a forma como nos relacionamos com o mundo virtual. Resta agora aos consumidores e desenvolvedores determinar se este lançamento se tornará um marco na história da empresa.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.