O comércio eletrônico não para de crescer. No ano passado, as vendas pela internet movimentaram 18,7 bilhões de reais, com crescimento de 26% em relação a 2010, segundo a e-bit, empresa especializada em informações sobre o comércio virtual. Para 2012, a projeção é de crescer mais 25%, diz a diretora do e-bit, Cris Rother.
No ano passado, 32 milhões de consumidores fecharam negócios nos sites de comércio eletrônico cadastrados no e-bit – em 2010, a cifra chegou a 23 milhões. O valor médio das transações também diminuiu no último ano. Em 2011, foram gastos, em média, R$ 350 por transação, ante R$ 370 no ano anterior. “A tendência é de o valor do tíquete médio cair mais”, diz a executiva.
Segundo Rita, os preços dos produtos adquiridos devem ser menores com o ingresso da nova classe média brasileira na rede, a classe C. “Eles procuram preços menores e isso é cada vez mais relevante”. No primeiro semestre do ano, dos quatro milhões de novos consumidores online, 61% foi da classe C.
Além de achatar preços, a entrada da classe C mudou o ranking dos produtos mais vendidos pela internet, diz a diretora. Em 2007, por exemplo, o produto mais vendido era livro, seguido por itens de informática, eletrônicos e produtos de saúde e beleza. Em 2011, os eletrodomésticos lideraram o ranking, seguidos pelo grupo informática.
(Com Agência Estado)