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Brasileiros criam app para interação com TV

SBT será a primeira emissora do país a adotar serviço

Por Renata Honorato
26 jun 2012, 17h39

Gostou do vestido da mocinha da novela, mas não sabe onde encontrá-lo? A informação poderá vir de um aplicativo para tablet ou smartphone, o KlugTv, que oferece conteúdo complementar ao da programação da TV. Criado por três brasileiros, o serviço contempla os conteúdos da emissora, como novelas ou telejornais, e toda a sua grade comercial.

A primeira emissora a utilizar a plataforma será o SBT. A partir de 15 de julho, os usuários de tablets (iOS e Android) poderão baixar o aplicativo gratuitamente e acompanhar, através de uma segunda tela, o que está sendo exibido na emissora de Silvio Santos.

A mecânica é simples. Quando uma novela começa a ser exibida, por exemplo, uma aba com descrições do programa aparece na tela do tablet ou celular. Lá, o espectador encontrará informações sobre a atração, atores, figurino ou mesmo o acessório de cabelo da protagonista. O usuário pode, então, ser direcionado a uma loja on-line, onde terá a chance de adquirir o item usado pela atriz da novela das oito.

Sistema similar funcionará para os comerciais. Ao ser exibida na TV uma propaganda de um banco, uma aba referente àquela instituição será exibida no aplicativo. No tablet, o usuário poderá acessar o chat do banco para tirar dúvidas com um gerente sobre a proposta de financiamento destacada no comercial, por exemplo.

No caso dos telejornais, o sistema promete explorar a informação. Enquanto uma notícia é apresentada na TV, o usuário acessa no tablet dados adicionais, como infográficos, contexto da situação, mapas e outros materiais de apoio.

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Segundo Gustavo Mills, cofundador da plataforma, a ideia do KlugTv é proporcionar uma nova experiência de interação no próprio dispositivo. Dessa maneira, pouco importa para o espectador o modelo de seu televisor ou o sinal de sua transmissão (analógico ou digital). “Nosso aplicativo está integrado ao sistema da emissora. Qualquer mudança na programação será contemplada pelo serviço, que exibirá no tablet exatamente o que está indo ao ar naquele momento”, explica o executivo.

Para utilizar o aplicativo, o usuário deve estar conectado à internet. Ainda de acordo com Mills, a versão para smartphones (iOS e Android) chegará ao mercado após o lançamento do software para tablets.

Mercado – Foi com base em estatísticas de mercado que a equipe do KlougTV identificou a oportunidade. Segundo dados da Nielsen, 80% dos usuários de tablets em todo o mundo utilizam o dispositivo enquanto assistem à TV. Ainda de acordo com o instituto de pesquisa, 40% dos espectadores buscam informações na web enquanto se entretêm com um programa de TV.

O aplicativo também vai ganhar uma versão para redes sociais e Twitter. A razão: um terço de todos os trending topics no microblog estão diretamente relacionados a algum assunto da TV.

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Modelo de negócio – O KlougTV foi fundado por três brasileiros: Gustavo Mills, Ricardo Sé Cestari e Jan Schnurle. Foram investidos na plataforma 500.000 reais. Os aportes vieram de investidores anjos, e a expectativa é que o serviço comece a dar lucro ainda neste ano.

A exemplo dos sites, que oferecem espaços como banners às agências, o KlougTV oferecerá suas abas. Há ainda modelos baseados na venda de publicidade à TV. Para ter acesso à plataforma de interação, além da TV, o cliente pagará um adicional.

Durante o período de seis meses após o lançamento, o KlougTV será exclusivo do SBT, não podendo dessa forma oferecer a mesma solução a outras emissoras abertas. O tempo de exclusividade para as TVs fechadas é de três meses.

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