Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Borges, o gato brasileiro mais famoso da internet

Felino, adotado no RJ, reúne quase 10.000 fãs em sua página no Facebook

Borges, o Gato Borges, o Gato

Borges, o Gato (/)

A ausência dele foi notada na primeira lista dos gatos mais famosos da web, publicada no site de VEJA no último domingo. Centenas de leitores escreveram ao site para reclamar. Alguns mais inflamados enxergavam até uma pretensa predileção pelos animais estrangeiros. Como explicar, afinal, a exclusão do gato branco Borges da lista? Adotado há pouco mais de um ano em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, o simpático vira-lata brasileiro é tema de um site, de uma página no Facebook com quase 10.000 fãs e de um perfil no Twitter. Merece, de fato, figurar na lista dos gatos célebres. Para restabelecer a justiça e sepultar as versões que o colocavam no centro de teorias conspiratórias jornalísticas, com vocês, o pequeno Borges:

http://www.youtube.com/embed/lNpeTCEPrRk
Oskar, o gatinho cego

Oskar é um gatinho cego que foi adotado nos Estados Unidos. Os vídeos feitos pelos seus donos, que mostram o bichano brincando com bolinhas com sinos dentro, ganharam o YouTube e hoje Oskar e seu irmão adotivo Klaus figuram numa marca de produtos sustentáveis para pets. Parte das vendas feitas através da loja on-line é encaminhada a instituições de proteção a animais abandonados. 

http://www.youtube.com/embed/hPzNl6NKAG0
Maru, o gato das caixas

Maru é um gatinho japonês que virou sucesso instantâneo no YouTube. O meme surgiu na rede social em 2009, quando seu dono decidiu registrar em vídeos a paixão de Maru por caixas. Antes de encantar os usuários do YouTube, o bichano era estrela de um blog de fotografias chamado I am Maru. O felino já foi personagem de matérias em canais de TV, em jornais, como o The New York Times, e em blogs de cultura digital, como Boing Boing. 

http://www.youtube.com/embed/Q34z5dCmC4M
Henry, o gato blasé

Henry ganhou fama na internet depois de vencer o Internet Cat Video Film Festival, um festival de vídeos de gatos no YouTube realizado em Minneapolis, nos Estados Unidos, no ano passado. Na produção, Henry interpreta um felino francês entediado com a sua vida e cheio de questões existenciais. O sucesso na rede fez com que o gatinho blasé fosse parar numa página do Facebook. Seu vídeo ganhou outras sequências, como o Le Vet, o Politique e o L’Haunting

http://www.youtube.com/embed/J—aiyznGQ
Keyboard Cat, o gato cool

Fatso é o nome do gatinho que aparece no vídeo Keyboard Cat, um fenômeno do YouTube. A “performance” de Fatso foi registrada em VHS em 1984 pelo seu dono, Charlie Schmidt. No vídeo, publicado no YouTube em 2007, o gatinho aparece tocando um teclado. Infelizmente, o bichano não está mais entre nós. Segundo reportagem publicada no jornal The Guardian, o gatinho morreu em 1987, antes mesmo de se tornar popular em todo o mundo. 

Limecat Limecat

Limecat (/)

Leia também:

Os felinos são a grande sensação da internet

Todo dono deveria castrar seu gato

As raças de gatos mais caras do mundo

Brasileiros vão preferir gatos a cachorros