A empresa EllaLink, que inaugurou em junho o primeiro cabo submarino de fibra óptica de alta capacidade a conectar diretamente a América Latina à Europa, fechou uma parceria com a IP Telecom e a NoPing. O resultado: jogadores de videogame das duas partes do mundo poderão jogar partidas online sem atrasos ou outros tipos de limitações na conexão.
O cabo foi inaugurado em junho e exigiu um investimento de um bilhão de reais. O fio forma uma rota direta de seis mil quilômetros sob o Oceano Atlântico, ligando Fortaleza a Portugal. Assim, a latência é reduzida em 30% durante a disputa de jogos online, a realização de negócios digitais e o acesso a serviços em nuvem, bancos eletrônicos e mídias de entretenimento.
“Num game online, se imaginarmos dois jogadores, um brasileiro e um norte-americano, jogando num servidor europeu, mirando no mesmo alvo ao mesmo tempo, o diferencial entre ganhar e perder será quem o atinge primeiro, e isso é determinado pela latência”, explica Rafael Lozano, gerente de Brasil na EllaLink. Com a nova rota, afirma, esses gamers competirão de igual para igual.
Além da rota direta mais curta proporcionada pelo cabo, a parceria resultará na agilização da transmissão de dados dos provedores, estendendo a transmissão a várias cidades europeias. Consequentemente, os jogos online, assim como o acesso aos outros serviços mencionados, devem se tornar muito mais dinâmicos.
“Romper fronteiras com o continente europeu era algo com que a gente sempre sonhou”, diz Marcos Kenickel Vasconcelos, CTO da NoPing. “Agora, nossos esforços deverão ampliar a inclusão de jogadores brasileiros na Europa”, acrescenta, referindo-se aos gamers de e-sports, versão profissional de jogos online. Vale lembrar ainda que o Brasil possui o terceiro maior público para esse tipo de disputa, atrás apenas de Estados Unidos e China.