Clique e assine a partir de 8,90/mês

Aprovada venda de unidade móvel da Nokia à Microsoft

Acionistas da Microsoft concordaram com aquisição no valor de € 5,44 bilhões

Por Da Redação - 19 nov 2013, 19h58

A empresa de telefonia finlandesa Nokia anunciou nesta terça-feira que seus acionistas aprovaram a compra por 5,44 bilhões de euros de sua divisão de telefones celulares para a multinacional americana Microsoft.

Leia também:

Compra da Nokia coloca Microsoft na briga com Apple e Samsung

Enfim, a Nokia lança seu primeiro tablet

De acordo com a Nokia, o acordo foi aprovado de forma quase unânime (99,7%) pelos acionistas, que votaram antes de uma reunião extraordinária em Helsinque. A transferência da divisão de celulares à Microsoft deve acontecer no começo de 2014.

A Nokia, que já foi líder mundial em telefonia celular, perdeu seu posto para a sul-coreana Samsung em 2012. Apesar de ainda ocupar a posição de número dois no mercado global de celulares, à frente da Apple, a empresa agora é a oitava no ranking de mais rápido crescimento, de acordo com a consultoria de telecom Gartner.

A Nokia tem registrado perdas – 3,1 bilhões de euros em 2012 e 590 milhões de euros nos primeiros meses de 2013 – e a venda é uma tentativa de se relançar em áreas mais rentáveis. A decisão dos acionistas era amplamente esperada e os preços das ações da companhia dobraram desde o anúncio do plano no começo de setembro.

(Com agência France-Presse)

Continua após a publicidade
Publicidade