O iTunes atualmente vende episódios de TV por 1,99 a 2,99 dólares cada, mas os aluguéis são limitados a filmes.
A Apple se prepara para anunciar seu aguardado produto para aparelhos de TV no mês que vem – e já pressiona as redes de televisão para alugar suas séries por meio do iTunes por apenas 99 centavos de dólar o episódio. O aparelho rodaria o iOS, software da Apple, numa versão especial para televisões, além de permitir o download de aplicativos pela TV.
A News Corporation, controladora da rede Fox, da Walt Disney e da ABC, já está próxima de fechar o acordo com a Apple, de acordo com executivos das redes. Mas ainda há pontos de atrito nas negociações. De acordo com essas fontes, a NBC Universal, que comanda a NBC, a CBS e a Time Warner, dona dos canais TNT e TBS, tinham reservas sobre a proposta. Mas as empresas aparentemente não descartaram um acordo para alugar programas no iTunes.
Todas as empresas se negaram a comentar o tema na terça-feira. A Apple também preferiu não falar sobre os próximos eventos ou produtos. A empresa enfrenta frustrações em esforços para chegar à sala de estar, mas muitos analistas esperam que a Apple continue tentando. As negociações com os estúdios parecem indicar que a empresa está renovando o impulso nessa área.
O iTunes atualmente vende episódios de TV por 1,99 a 2,99 dólares cada, mas os aluguéis são limitados a filmes. A empresa diz acreditar que o aluguel barato de séries reforçaria a Apple TV e produtos para iPad.
Oferecer algumas séries para aluguel por 99 centavos de dólar seria uma mudança de atitude das redes, que foram céticas em relação a proposta semelhante da Apple no final do ano passado. Na ocasião, as redes se preocuparam com um possível prejuízo que os preços baixos de aluguel trariam às vendas de DVD e episódios eletrônicos no iTunes e na Amazon.com.
A Apple, no entanto manteve a pressão. A Bloomberg informou sobre a volta das negociações do aluguel na terça-feira. As negociações parecem estar atreladas à introdução de um novo produto da Apple. Analistas anteciparam que a empresa irá realizar um evento em setembro para anunciar novos produtos, incluindo um iPod Touch atualizado e uma versão melhorada da Apple TV, algo a que o executivo-chefe da Apple, Steven Jobs, já se referiu como um hobby.
A Apple TV vai ajudar a trazer o conteúdo da web para os aparelhos de TV, mas tem sido vista como um fiasco. Em junho, Jobs revelou sua frustração com o modelo de negócios da indústria de TV e pareceu sugerir que os esforços da Apple nessa área seriam modestos.
“O problema com a inovação na indústria da TV é a estratégia de lançamento ao mercado”, disse Jobs numa conferência de tecnologia, destacando os set-top boxe subsidiados, oferecidos por empresas de cabo e satélite. “Isso reduz muito qualquer oportunidade de inovação, porque ninguém está disposto a comprar um set-top box.” A renovada Apple TV deve ter uma nova interface de usuário e empregar o softwarte IOS, o mesmo usado no iPhone e no iPad.