Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Apple criará dois datacenters com fontes de energia 100% renováveis na Europa

Projetados para funcionar sobretudo a partir de energia eólica, centros alimentarão serviços como App Store e iTunes

A Apple anunciou nesta segunda-feira que investirá 1,7 bilhão de euros em dois datacenters que funcionarão a partir de fontes de energia 100% renováveis na Irlanda e na Dinamarca. Apresentados como o mais importante projeto do grupo na Europa, os centros de dados começarão a funcionar em 2017 com o objetivo de alimentar serviços como iTunes Store, App Store, iMessage, Maps e Siri com um “moderado impacto ambiental”.

Leia também:

Apple proíbe desenvolvedores da Crimeia de criar aplicativos

Apple planeja vender carros elétricos até 2020

Segundo a Apple, as instalações serão implantadas na cidade agrícola de Athenry, no norte da Irlanda, e no município de Viborg, no noroeste da Dinamarca, e criarão “centenas de oportunidades de empregos”. As escolhas dos locais foram feitas baseadas nas políticas fiscais favoráveis e nas estruturas energéticas de ambos países. Cada um dos datacenters terá 166.000 metros quadrados.

De acordo com pronunciamento da vice-presidente de iniciativas ambientais da empresa, Lisa Jackson, a Apple trabalhará com sócios locais para desenvolver novas fontes de energia, especialmente eólicas. “Acreditamos que inovação diz respeito a deixar o mundo melhor do que encontramos, e a hora de combater as mudanças climáticas é agora”, disse.

(Com AFP)