Após ‘Gangnan Style’, pop sul-coreano ganha espaço no YouTube
Para executivo do Google, sucesso do cantor Psy apresentou gênero ao mundo
O sucesso do clipe Gangnan Style, do sul-coreano Psy, criou oportunidades para artistas de um gênero musical que até então era pouco explorado pelos ocidentais: o K-POP, o pop sul-coreano. De acordo com dados publicados nesta segunda-feira pelo Google, o vídeo – que foi lançado há exatamente um ano – ajudou a triplicar a audiência de obras similares dentro do YouTube, que contabilizou mais de 7 bilhões de visualizações desse tipo de conteúdo até o início de julho deste ano.
Leia também
‘Gangnam Style’ torna-se o vídeo mais acessado do YouTube
Google lança mapa de vídeos mais visualizados no YouTube
Kevin Allocca, gerente de tendências do YouTube, afirmou no blog oficial do serviço que 91% das pessoas que assistiram aos vídeos de K-POP no site vieram de fora da Coreia do Sul. “Nos Estados Unidos, o número de acesso a esses clipes dobrou desde o lançamento de Gangnan Style“, disse. “Para muitas pessoas do país, esse gênero era completamente desconhecido.”
Com apenas um ano de idade, o clipe de Psy, que fala sobre um bairro nobre de Seul, já é o mais visto do site, com 1,7 bilhão de visualizações. O número ultrapassa a audiência dos principais hits de celebridades, como o canadense Justin Bieber e a americana Jeniffer Lopez – que juntos somam cerca de 1,5 bilhão de views com seus respectivos clipes Baby e On the Floor.
1. Psy – Gangnam Style
O sul-coreano Psy criou um dos vídeos musicais mais incoerentes já vistos no YouTube. Curiosamente, o ritmo agradou tanto que ele chegou a receber um convite para participar de um show com a cantora Madonna. Agora, ele desfruta a posição de artista mais popular do site.
2. Justin Bieber – Baby
O jovem Bieber sempre foi um dos favoritos do site. Durante muito tempo, seu clipe Baby ocupou o topo da lista. Hoje ele conta com mais de 810 milhões de visualizações.
3. Jennifer Lopez – On The Floor
A cantora e atriz Jeniffer Lopez ocupa a Terceira posição da lista com seu hit On The Floor, que conta com mais de 630 milhões de visualizações.
4. Eminem – Love The Way You Lie
O rapper Eminem sempre contou com a ajuda do YouTube para promover seus clips. Com um público fiel, ele conquistou a quarta posição com seu clipe Love The Way You Lie, com mais de 520 milhões de visualizações.
5. LMFAO – Party Rock Anthem
Irreverente, a dupla LMFAO ganhou destaque com seu hit Party Rock Anthem. Recentemente, o clipe ultrapassou a marca de 505 milhões de visualizações no site.
6. Waka Waka (This Time for Africa)
Interpretada pela cantor Shakira, a música Waka Waka foi um dos hinos da Copa do Mundo de 2010. Ao todo, foram mais de 500 milhões de visualizações.
7. Charlie bit my finger – again!
Sem músicas ou cantores famosos, o sétimo vídeo mais visto do YouTube mostra dois irmãos brincando. Até hoje, mais de 500 milhões de pessoas aprovaram a mordida de Charlie.
8. Lady Gaga – Bad Romance
A polêmica Lady Gaga já esteve no topo da lista com seu clipe Bad Romance. Hoje, com pouco mais de 500 milhões de visualizações, ela perde terreno para outros artistas.
9. Michel Teló – Ai Se Eu Te Pego – Oficial (Assim você me mata)
O paranaense Michel Teló, que se projetou internacionalmente com o hit Ai, Se Eu Te Pego. Mesmo sob constantes críticas, seu clipe alcançou a impressionante marca de quase 470 milhões de visualizações no YouTube.
10. Don Omar – Danza Kuduro
A canção interpretada por Don Omar chegou a ganhar uma adaptação para o português, além de espaço na abertura do folhetim Avenida Brasil, da rede Globo. Até hoje, o clipe foi visto por mais de 410 milhões de pessoas.