Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Acionistas da Apple exigem plano de sucessão

Investidores estão preocupados com substituição de Steve Jobs

O afastamento de Steve Jobs do comando da Apple, que ocorreu no começo de janeiro, tem levado os acionistas da companhia a exigir que a empresa divulgue um plano de sucessão. A ação está sendo coordenada com apoio da influente consultoria de investidores Institutional Shareholder Services (ISS).

“Acreditamos que os acionistas se beneficiariam com a divulgação anual de um relatório sobre os planos de sucessão”, diz a consultoria em comunicado oficial. “Tal documento permitiria que os investidores decidam se o conselho está preparado e disposto a se comprometer com as demandas de um planejamento de sucessão baseado nas circunstâncias.”

No mês passado, Jobs pediu licença médica da companhia, mas não informou o motivo. Desde então, o vice-presidente operacional da Apple, Tim Cook, ocupa o cargo de presidente interino.

Em comunicado, enviado a órgãos reguladores do mercado dos Estados Unidos em janeiro, a Apple afirmou que tem um “plano de sucessão abrangente”. Contudo, acrescentou que a divulgação da estratégia daria a seus concorrentes uma vantagem injusta – além de minar seus esforços para recrutar e manter executivos.

(Com agência Reuters)