Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

A vantagem do “modo escuro” dos smartphones

A ferramenta que altera a tonalidade de fundo para uma tela preta, em vez de branca, possui uma razão que leva à economia da bateria de celulares

Por André Lopes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 22 out 2019, 09h51 - Publicado em 21 out 2019, 19h38
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A função “modo escuro”, também chamado de “modo noturno”, que troca a cor branca dos aplicativos pela cor preta, tem uma razão que vai além de estética: a economia de bateria. É o que prova o canal Phonebuff, do YouTube, que testou a função em dois iPhone XS Max lado a lado, sendo um com o modo noturno rodando no novíssimo sistema operacional iOS 13, e outro com esta opção desativada.

    O experimento foi conduzido por robôs que executavam uma série de funções em determinados apps, como usar o programa “Mensagens”, nativo do iPhone, por duas horas seguidas. No iPhone XS Max no modo escuro o nível de bateria foi para 88%, enquanto no modo regular caiu para 83%. Ficar no Twitter por duas horas fez a bateria diminuir para 72% no iPhone, com modo escuro; já no modelo regular, caiu para 57%. Com o YouTube, pelo mesmo tempo, o nível foi a 43%, no primeiro telefone, e a 20%, no segundo. Já no último teste, usando o Google Maps, o iPhone no modo claro desligou, pelo fim da bateria, enquanto o no modo escuro terminou a operação com cerca de 30% do total.

    Contudo, é importante destacar que o teste mostra que somente as telas OLED, e apenas essas, obtém vantagens com o modo noturno. No ano passado, a Google havia divulgado um estudo onde afirmava ser interessante o desenvolvimento de apps com tal função, pois poderiam aproveitar a tecnologia OLED, que consegue ligar ou desligar pixels em lugares específicos da tela, diferentemente das LCD, que contam com uma retroiluminação por trás, e gastam energia mesmo para criar cores escuras. Em tempo: por ora, apenas smartphones de topo de linha contam com telas OLED, como o Galaxy Note 10 e o iPhone 11 Pro.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.