Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

28% dos apps mais populares omitem política de privacidade

Programas rodam em sistemas iOS, da Apple, e Android, do Google

Relatório apresentado nesta terça-feira pelo Mobile Entertainment Forum (MEF), associação global de comércio com foco em tecnologias móveis, aponta que 28 dos cem aplicativos mais populares para as plataformas Android, do Google, e iOS, da Apple, não oferecem aos usuários informações sobre sua política de privacidade. O documento, que complementa pesquisa realizada em fevereiro deste ano, revela ainda que 45% dos aplicativos da lista só apresentam os termos após o download do arquivo. “Os consumidores demandam transparência quando seus dados pessoais são utilizados por aplicativos”, afirma a MEF.

Leia também:

Conheça doze aplicativos para proteger suas senhas

Dez aplicativos que não podem faltar no seu iPhone

Google Maps é app mais popular do mundo. Confira outros

A pesquisa analisou também a extensão dos textos dedicados ao esclarecimento da política de privacidade – quando eles existem. Apenas 8% possuíam menos de 750 palavras, o que demanda, em média, 3 minutos de leitura dos usuários. O restante trazia textos com 3.068 palavras cada, em média, exigindo dos usuários cerca de 12 minutos de leitura. Isso pode levar os usuários a ignorar a leitura.

No estudo divulgado em fevereiro, a associação relatou que 70% dos entrevistados, de um universo de 9.500 pessoas, afirmaram que é importante saber qual tipo de informação pessoal é captada por um determinado aplicativo. Já 37% dos entrevistados se mostraram confortáveis em compartilhar informações pessoais com um aplicativo.