Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Vacinação contra gripe começa com meta de imunizar 24 milhões este ano

Campanha vai até 25 de maio e tem como alvo pessoas maiores de 60 anos de idade, trabalhadores de saúde, crianças entre de seis meses e dois anos incompletos, gestantes e povos indígenas

A campanha nacional de vacinação contra a gripe começou neste sábado em 65 mil postos de saúde de todo o país. A meta é imunizar pelo menos 24,1 milhões de pessoas contra a gripe comum e também o vírus influenza A (H1N1), a gripe suína, até o dia 25 de maio. O público alvo é composto maiores de 60 anos de idade, trabalhadores de saúde, crianças entre de seis meses e dois anos incompletos, gestantes e povos indígenas. Na abertura oficial da campanha na capital paulista, o governador Geraldo Alckmin aplicou uma dose da vacina no pré-candidato à prefeitura de São Paulo pelo PSDB, José Serra, no Centro de Referência do Idoso da Zona Norte, no bairro do Mandaqui.

No estado de São Paulo, 300,8 mil pessoas foram vacinadas na manhã deste sábado, entre as 8h e 11h, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde. Até o fim da campanha, 5,3 milhões de paulistas devem ser imunizados.

O objetivo da campanha de vacinação é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações provocadas por infecções do vírus da gripe. Para tal, o Ministério da Saúde distribuiu para os estados 31,1 milhões de doses da vacina e repassou 24,7 milhões reais do Fundo Nacional de Saúde (FNS) aos fundos estaduais e municipais. Cerca de 240 mil profissionais do SUS estão envolvidos na ação.

Segundo dados do Ministério da Saúde, 25,1 milhões de pessoas – ou 84% do público-alvo – foram vacinados em 2011. Com isso, os óbitos pelo vírus influenza H1N1 caíram 64%, ficando em 53 mortes contra 148 ocorridas em 2010. A vacina não é recomendada para quem tem alergia à proteína do ovo ou aqueles que tiveram reações adversas a doses anteriores.