Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Vacina da Pfizer pode ser armazenada em geladeiras comuns por até 1 mês

Decisão da Agência Europeia de Medicamentos estende o prazo de armazenamento do imunizante entre 2 a 8°C de 5 para 31 dias

Por Giulia Vidale Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 18 Maio 2021, 12h56 - Publicado em 17 Maio 2021, 12h08
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O comitê de medicamentos humanos da Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês) estendeu o prazo de armazenamento da vacina contra Covid-19 da Pfizer-BioNTech em temperatura normal, entre 2°C e 8°C – como a de geladeiras comuns –, de cinco para 31 dias. A alteração facilitará o manuseio da vacina em centros de vacinação em toda a União Europeia.

    “Espera-se que o aumento da flexibilidade no armazenamento e manuseio da vacina tenha um impacto significativo no planejamento e na logística da implantação da vacina nos Estados-Membros da União Europeia”, disse a agência em comunicado. A mudança vale para frascos descongelados e fechados.

    LEIA TAMBÉM: Atraso na compra da Pfizer também deixou prejuízo financeiro

    A Comirnaty, nome oficial da vacina da Pfizer-BioNTech, tem prazo de validade de até seis meses quando armazenada em temperatura ultrafria, de -75°C, o que dificulta sua distribuição, já que equipamentos com essas características de armazenamento não estão amplamente disponíveis no mundo. Nos últimos meses, a Pfizer e a BioNTech buscam encontrar soluções para ampliar a distribuição da vacina.

    LEIA TAMBÉM: O que está ocorrendo com a vacina Sputnik V?

    No Brasil, a Anvisa permite que a vacina seja guardada a -20ºC por até duas semanas. Mas, em temperatura normal, o período de armazenamento é de até cinco dias. Por isso, até o momento, o imunizante está disponível apenas nas capitais do país. Se a decisão da EMA for seguida pela Anvisa, será mais fácil ampliar o acesso a essa vacina pelo país.

    Continua após a publicidade

    Na última sexta-feira, 14, o Brasil fechou um novo acordo para a compra de mais 100 milhões de doses do imunizante, totalizando 200 milhões de vacinas negociadas entre a Pfizer e o governo brasileiro.

    + Vacinação: 87% dos brasileiros de 70 a 79 anos receberam ao menos uma dose

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.