Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Unifesp recruta voluntários para responder pesquisa sobre drogas pela internet

O maior levantamento mundial sobre consumo de substâncias psicotrópicas, realizado em mais de 30 países, ficará no ar até dia 20 de dezembro

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) convoca voluntários brasileiros para responder uma pesquisa online sobre uso de drogas. O Global Drug Survey (GDS) é o maior levantamento mundial sobre consumo de psicotrópicos e pode ser respondido anonimamente até 20 de dezembro. Essa é a primeira vez que o Brasil participa do projeto que reúne mais de 30 países e está em sua terceira edição internacional.

Para participar, basta ter mais de 16 anos de idade – não é pré-requisito ser usuário de drogas. O questionário demora cerca de 20 minutos para ser preenchido. “Queremos traçar um perfil de como drogas ilícitas e lícitas, incluindo o álcool e algumas medicações, são consumidas”, diz Clarice Madruga, coordenadora do Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (Lenad), da Unifesp, e colaboradora do GDS.

Segundo Clarice, os dados obtidos pelo GDS devem ser mais precisos do que a pesquisa coordenada por ela no Brasil. “No Lenad, fazíamos entrevistas domiciliares sobre consumo de álcool e drogas. Por isso, algumas pessoas se sentiam inibidas. Como no GDS as perguntas são feitas pela internet e a participação é anônima, os voluntários devem se sentir mais à vontade”, afirma.

História – O GDS é uma iniciativa de mais de dez anos do psiquiatra Adam Winstock, do Kings College de Londres, na Inglaterra. Há três anos, o levantamento passou a incluir outros países. O Brasil entrou nesse grupo após figurar como uma das nações nas quais o uso de estimulantes vem crescendo, de acordo com um relatório divulgado pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Unodoc).